Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Concurso OSPA Jovens Solistas - Edição 2012

A OSPA abriu as inscrições para o concurso "OSPA Jovens Solistas, regentes e compositores", Edição 2012 no dia 29/08/2011 (ontem).

O concurso tem como propósito, auxiliar na promoção de jovens solistas, compositores e regentes, dando-lhes um espaço para demonstrarem suas aptidões. Os vencedores serão incluídos em algum concerto da orquestra ao longo de 2012.

Para mais detalhes, acessem o site:
 http://www.ospa.org.br/?p=2151

O regulamento, está no LINK abaixo:
 http://www.ospa.org.br/wp-content/uploads/2011/08/XVII-CONCURSO-OSPA.pdf

Para a modalidade "piano",  na primeira faze, o solista deve executar a Sonata Op 2 n3 de Beethoven, uma obra relativamente complexa, já na segunda faze (caso passe na primeira), deve executar um concerto para piano e orquestra de sua escolha. O vencedor, irá executar o mesmo concerto em algum espetáculo junto a Ospa.

Seria um sonho passar num concurso destes, mas isso é para quem já tem um bom chão, muito talento, e encare a música de forma profissional, ou seja, definitivamente não é para o meu "bico".

É claro, as inscrições não exigem nível superior (pelo menos não li nada a respeito), então não "custa" fazer a gravação e enviar. Hoje em dia com câmeras que gravam em HD e que possuem um bom áudio sendo vendidas a preços atrativos, não é tão dificil assim fazer a gravação. Acho que o mais difícil para alguém com o meu nível, é executar a obra de forma minimamente satisfatória hehe.


Mas, como dizem por ai, sonhar não custa nada, e enquanto sonhamos e perseguimos estes sonhos, sempre evoluímos, de alguma forma. Nem sempre evoluímos o suficiente para alcançar o sonho, mas já pode dar-lhe alguma alegria. :)


  • O concurso é aberto para Solistas de diversos instrumentos (e voz), regentes e compositores, sendo que os solistas devem ter no máximo 30 anos, e os regentes, 35.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Piazzolla Coreografado - 27/08/2011



Piazzolla Coreografado - Foto Jornal VS
(Não era permitido fotografar, portanto
tive de pegar uma foto do jornal)
Neste último sábado, dia 27/08/2011, pudemos apreciar o espetáculo "Piazzolla Coreografado", no teatro municipal de São Leopoldo.

O espetáculo conta com a Orquestra de câmara FUNDARTE, sob regência de Antonio Borges-Cunha, com participação de Olinda Alessandrini ao piano e Luciano Maia ao acordeom. A apresentação conta com interpretação cênica, em tango, pelos bailarinos da Trupe Xipô.

Infelizmente não pude efetuar nenhuma gravação, ou mesmo tirar fotos do espetáculo, não era permitido. Quando vi o anuncio do espetáculo no jornal, logo peguei a Lumix FZ40 do meu sogro (lentes Leica com Zoom Optico de 24x e filma em HD), e um tripé emprestado para gravar o espetáculo, mas infelizmente fui barrado pelos direitos autorais (considerações ao final). No verso do ingresso estava à informação: "Não são permitidas gravações ou fotos", portanto, nem fiz questão de tentar gravar algo, apesar de não concordar com isto, não é desrespeitando que algo será mudado.


Regência

Mais uma vez, gostei muito da regência do Borges-Cunha. Ele está entrando para minha lista dos maestros "preferidos". Gosto muito de seu estilo, e as obras tem um acabamento peculiar. No final do ano passado pudemos apreciar a FUNDARTE sob sua regência durante as festividades de natal. Possivelmente este ano eles devem voltar a Novo Hamburgo neste mesmo período, vejamos se consigo a câmera emprestada para fazer uma gravação, pois nestes concertos abertos normalmente não existem impedimentos para isto.


Olinda Alessandrini

Fazia muito tempo que não assistia a algum concerto dela, ou mesmo com ela. É notável a qualidade de um pianista profissional em plena atividade. A Olinda possui um toque suave e delicado, vai de um pianíssimo a um fortíssimo com um contraste indescritível.

Assistir a um concerto, com um pianista deste nível só me faz perceber o quanto ainda sou medíocre nesta arte, e quanto preciso evoluir. Pois como falei antes, é notável a diferença entre um pianista profissional e um amador, de "final de semana".

Espero mais para frente poder assistir a algum concerto solo da Olinda, pois apenas escutando e observando, pode-se aprender muita coisa.


Tango

O Tango é uma dança/estilo que sempre me fascinou. Seja pelo por ser uma dança mais "alegórica", de porte, ou mesmo por ser uma dança que simboliza a conquista, paixão e sensualidade. Não é para qualquer um dançar, é claro.

A coreografia ficou excelente, seguindo perfeitamente o andamento das músicas e criando um sentido cênico, junto ao sentido melódico das obras executadas. Infelizmente a população ainda não sabe portar-se dentro de um teatro, e teimava em aplaudir entre uma música e outra, atrapalhando as intercessões. Como o espetáculo era "Piazzola encenado", é meio obvio que as obras serão tocadas em sequencia, criando um sentido cênico. Desta forma, ao termino de cada obra (na realidade, nesta noite estavam mais para "área"), o público erroneamente aplaudia, fazendo com que perdesse a introdução da próxima. Mas, paciência, quem sabe num futuro não tão distante as pessoas aprendem.



Direitos autorais

Astor Piazzolla faleceu em 1992. Ou seja, a aproximadamente 19 anos. Sendo assim, toda sua obra continua sob a proteção dos direitos autorais, que no Brasil (acredito que na Argentina deve ser assim também), são garantidos a família e as gravadoras por 80 anos após a morte do compositor.

Tenho minhas dúvidas quanto a este sistema. Nada me tira da cabeça que este sistema de direitos autorais beneficia apenas as gravadoras, e posteriormente as famílias, que continuam ganhando dinheiro com o trabalho do compositor (além de sua aposentadoria/pensão, se o mesmo pagava de forma autônoma).

Acredito sim, que as obras devem ser registradas e que deve existir proteção ao com positor, para que não ocorram cópias descaradas e o fruto do estudo e trabalho do compositor seja destruído por aí. Porém, acredito que a cultura deve ser distribuída igualmente, e não elitizada.


Estamos em pleno século 21. A internet está virtualmente em todos os cantos do planeta, todos estão conectados. Forçar uma pessoa a não gravar um evento, numa cultura digital é andar para trás e beira a loucura. Cada vez mais teremos pessoas conectadas, e será cada vez mais difícil ir contra isto. Alguns estão percebendo e estão mudando, outros preferem continuar no sistema antigo (mais confortável).

O fato é que hoje, um CD ruim não vende, simplesmente devido a facilidade de download das músicas. As pessoas baixam da internet, escutam a obra e se vale a pena adquirem, caso contrario não. Antigamente você precisava comprar o disco para conferir o trabalho, o que fazia com que você levasse um disco/CD com apenas 2 ou 3 músicas decentes e um monte de obras ruins.

No atual sistema, sobreviverá aquele que tiver qualidade, e for mais esperto. As gravadoras inevitavelmente irão perder força, talvez não definhem, mas não serão tão ricas quanto outrora. Um bom exemplo é o grupo Teatro Mágico, que trabalha com licenciamento Creative Commons/Open Source, lançando suas músicas diretamente na internet e vivendo de seus Shows. Passam por cima das gravadoras que deixam de "mamar" no compositor e divulgam seu trabalho a um custo "quase zero", e criam uma legião de fãs que vão seus shows simplesmente porque escutaram suas músicas na internet e gostaram.

Convenhamos, a internet é a melhor forma de divulgar um bom trabalho. E se o trabalho for realmente bom, você pode ganhar muito dinheiro com os frutos dele através de shows, entrevistas e mesmo Master Classess.



OBS: É claro que a "culpa" disto não é das Orquestras e mesmo dos grupos/interpretes, mas sim, em sua grande maioria, de gravadoras e seus advogados inescrupulosos que viram nisto, uma forma de ganhar MUITO dinheiro às custas dos artistas.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Poucos posts

Estes últimos dias têm sido bem corridos para mim. Como havia comentado noutro post, estou fazendo uma cadeira de circuítos na faculdade que está me tirando mais tempo do que o planejado (exercícios e mais exercícios). Também o trabalho tem sido bem corrido nas últimas semanas, o que me dá menos tempo para pensar em conteúdo para postagem, mas em breve espero ter novidades.

Para recomeçar a seqüência de postagens, pretendo abordar um assunto de interesse de muitos músicos amadores: Gravações em casa


Fiquem ligados nos próximos posts, onde deverei abordar o assunto, com certa ênfase no uso de Software Livre para este fim.

sábado, 20 de agosto de 2011

Nova Gravação - Invenção n4 de Bach

Finalmente, após um longo tempo, venho publicar uma pequena gravação.

Já está disponível para Download, na seção de Dowmloads do blog, a Invenção n°4 (Inventio 4) de J. S. Bach. A obra ainda não está completamente estudada, restam alguns detalhes a serem observados quanto a interpretação, mas creio que já está boa suficiente para uma primeira gravação.


Espero que gostem.

Para escutar, clique no Player abaixo, ou efetue download na seção Downloads - Gravações




terça-feira, 16 de agosto de 2011

Atualização da grade de estudos


Após a segunda aula com a Jeanine, precisarei re-organizar minha grade de estudos.

O primeiro movimento da Sonata op 14 n2 foi considerado "finalizado" de vez, e agora basta mante-lo. Devo iniciar, desta forma, o estudo do segundo movimento com mais ênfase.

A Invenção n° 4 não está propriamente pronta, mas está em vias de ser finalizada. Já estou trabalhando nas últimas observações da Jeanine referente a esta obra, como cuidados com a articulação, destaque do tema, cuidado com fraseados e etc. Em breve, devo gravar esta obra e disponibiliza-la para Download junto com as demais.

Basicamente:


  • Entrou o Estudo n° 7 de Cramer, que já havia iniciado a algum tempo atrás, mantêve-se o Op 10 n° 12 de Chopin, porém a idéia é finaliza-lo gradualmente, até o final do ano.


  • Na parte técnica, escalas e arpejos (arpeggios), em sentido direto e contrário, sendo que os arpejos devem ser estudos em sua fundamental, primeira e segunda inversão. As escalas a estudar são as que já foram vistas (Dó, Sol, RÉ, La, Mi e Si) e mais as escalas das tonalidades de cada uma das obras em estudo.


  • Para período Barroco, a Invenção n9, além de finalizar a invenção n4.


  • Para período clássico, além do segundo movimento da Sonata op 14 n2, foi adicionada uma Sonata de Haydn.


  • Período romântico, encaixa o Op 10 n12 de Chopin.



Basicamente, foram estas alterações, pois terei um "longo e atarefado" semestre. Já tenho 40 exercícios de circuítos elétricos para fazer e serem entregues em 20 dias, então, o tempo já está meio apertado. hehehe

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

1º Aula com a Jeanine

No final de semana passado (dia 30, para ser exato) fui a primeira aula com a professora Jeanine.

O que posso dizer? Superou todas as expectativas. A Jeanine é uma ótima professora/orientadora, tem domínio no que fala, e além de tudo, transmite calma e tranquilidade.


Como era de se esperar, esta primeira aula, ao meu ver, foi desastre (do meu lado, é claro). Faziam anos que não tocava em uma piano acústico, e o que mais tive problemas, foi justamente com o pedal (num primeiro momento) e a mecânica do teclado (num segundo momento).

O Pedal de um piano acústico de armário, e mais profundo, que o do clavinova. Isto acabou meu trazendo algumas dificuldades em doma-lo... (coisa que não consegui hehehehe). As músicas teimavam em sair emboladas, justamente por esta dificuldade e diferença grande do pedal. Também devo salientar que o piano acústico gera muito mais reverberação que um digital. Sendo assim, ao pressionar o pedal, a sustentação é mais longa (muito mais longa), o que faz com que tudo o que estudei, precisa ser re-estudado pensando no detalhe do pedal.

O segundo problema foi com o teclado. Como estou falando de um piano acústico de armário, suas teclas são mais "altas", e a ação dos martelos possui um pequeno "delay", frente ao piano digital, que simula um piano de calda. Neste aspecto, é mais fácil adaptar-se do que com o pedal.. hehehe A própria Jeanine informou-me que o piano havia sido transportado recentemente, e carecia de manutenção, esta que já estava agendada para a próxima semana.

Pois bem, muitas anotações foram feitas, e muita coisinha precisa ser melhorada.

Basicamente:

- O Pedal deve ser usado apenas, e unicamente, para ligação. Utiliza-lo o mínimo possível, justamente devido ao problema de ação do mesmo. Nunca se sabe como ele se comporta, cada piano é diferente entre si. Então, o ideal é depender o menos possível do pedal de sustein.

Para facilitar meu estudo, configurei o Clavinova para gerar o máximo possível de reverberação. Desta forma, fica um pouco mais próximo do piano acústico. (é claro, meu clavinova por seu mais antigo e um modelo de entrada, não simula harmônicos, o que dificulta um pouco neste sentido)

- Cuidar com os fraseados. As músicas devem ser claras, e para isto, tudo deve ser muito bem articulado, para que seja possível perceber o tema com facilidade.

Pois bem, minha tarefa, basicamente consiste em dissecar as músicas em pedaços, e re-estudalas, pensando no fraseado, articulação, e redução do uso do pedal.

As obras devem ser estudas por partes. E sempre que encontrar dificuldade num trecho, estuda-lo separadamente.

O que deve ser preparado/revisado para próxima aula, cuidando o que foi apontado:

  • Sonata Op 14 n2, primeiro movimento de Beethoven
  • Sonata Op 49 n2, primeiro e segundo movimento de Beethoven
  • Invenção n4 de Bach
  • Estudo Op 10 n12 de Chopin
  • Escalas da tonalidade de cada uma destas obras

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Concertos comunitários Zaffari - NH - 31/07/2011

No domingo do dia 31/07/2011, a comunidade Hamburguense foi brindada pela Orquestra Filarmônica da PUCRS, através da série de concertos comunitários Zaffari.

Para quem não conhece, estes concertos são voltados ao público leigo. A Companhia Zaffari Bourbon, junto com a Tramontina, Opus e PUCRS patrocinam o evento, cujo fim, é levar musica de qualidade para o interior do Rio Grande do Sul, mesclando repertório erudito com  popular.

Neste ano, o repertório trazia desde Puccini a adaptações de ABBA, junto com coreografia do grupo Ballet Concerto

Ao todo, foram 13 obras apresentadas, sob a regência do Maestro Márcio Buzatto. O saguão da FENAC não estava totalmente cheio, pois infelizmente o tempo não cooperou. Estava um dia frio e chuvoso. Mas é claro que eu não iria perder esta concerto, pois já tive aulas de piano com o Márcio no passado (foi meu primeiro professor).

Gostei muito da condução da orquestra por parte do Márcio, e podemos dizer que não deixa a dever para o antigo Maestro da Filarmônica PUCRS, e mesmo estando a pouco tempo no comando da mesma, já demonstra um bom controle sobre a mesma.

No mais, abaixo seguem algumas fotos e gravações (vídeos no final) feitas com minha câmera. Infelizmente, a câmera não é "das melhores", mas já da para ter uma idéia do concerto.


Fotos:











Vídeos: