Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Recital de orgão - Seminário Concordia

Este ano o Seminário Concórdia de São Leopoldo está com uma série de concertos.

A idéia é muito boa, pois é uma ótima forma de aproximar mais o Seminário às pessoas. Aparentemente está é o segundo concerto do ano (pelo menos é o que sugere o nome do arquivo do cartaz hehe).
Fiquei sabendo do concerto através da Jeanine (minha atual orientadora), aparentemente a divulgação não está sendo muito forte ou efetiva. Ao ser informado do concerto/recital (um pouco "em sima do laço", mas o que importa é que recebi o convite a tempo), fui buscar informações com o prof. Raul Blum.


Abaixo, cartaz de divulgação, enviado pelo Prof. Mestre Raul Blum


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Atualização da grade de estudos

Faz um tempinho que não consigo atualizar a grade de estudos. O blog também anda lento, justamente pela falta de tempo.

Pois bem, meus estudos no piano andam lentos neste semestre, e creio que vão continuar assim. Devo dar uma acelerada neles nos períodos de férias, basicamente.

Por hora, vou fixar-me unicamente em manter o nível técnico com exercícios, e manter as músicas que já fortam estudadas vivas na memória.

A evolução deve ser mais branda, e irei trabalhar apenas as músicas já decoradas que não foram "finalizadas", como o Estudo Op 10 n12 de Chopin, por exemplo.

Pretendo dar uma atenção a primeira página da invenção n9, pois esta já havia começado a ler, e talvez re-estudar a Op 66 de Chopin, pois por incrível que pareça, descobri que ainda sei ela decor após estes 5 anos, portanto, basta re-estuda-la bem devagar afim de adquirir a precisão e agilidade necessária para sua correta execução, algo que não demanda tanto tempo ou  que cause desgaste mental que o estudo "do 0" causa.

Nas próximas semanas também estarei envolvido com a coordenação do grupo de jovens para as Olimpiadas Culturais de música, que apesar de não ser uma tarefa complexa, demanda algum tempo organizacional.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Gravações caseiras: Ganho, clip, ruídos e dicas

Como vimos no post anterior, devemos possuir um mínimo de equipamentos para efetuar uma gravação, por mais simples que ela seja.

Porém, apenas termos o equipamento a disposição não irá garantir sucesso. A regulagem deles e o entendimento de como tudo funciona é tão importante quanto ter estes equipamentos a disposição.

Estou muito longe de ser um especialista na área, mas posso passar-lhes algumas dicas de como obter um bom som, e reduzir ruídos. São dicas de quem já passou bastante trabalho tentando fazer gravações das mais diverças, e portanto, já possui alguns macetes para facilitar a vida.


Elimine conexões, plugues e adaptadores


Primeiro, tenha em mente que um adaptador adiciona resistência ao circuíto. Esta resistência é devido a superfície de contato, entre os terminas do adaptador com os plugues. Esta superfície possui rugosidade (por mais que não vejamos, está lá), e esta superfície gera uma resistência de contato, que por sua vez, acaba gerando ruído.

Nós não gostamos de ruídos em gravações, certo? Portanto, devemos eliminar o máximo de plugues e adaptadores possíveis. Caso não consiga fazer isto, opte por plugues de qualidade, com os terminais banhados a ouro. Eles não são muito mais caros, mas reduzem significativamente esta resistência, pois o átomo que compõe o ouro é menor que dos demais elementos (por isto, processadores utilizam ligações de ouro), além de ser um ótimo condutor elétrico. (abaixo, o plugue da esquerda é o mais indicado)




Aterramento

Outro vilão na questão "ruído", é a falta de aterramento nas redes elétricas. Existem ruídos provenientes da própria rede elétrica, ou mesmo surtos de tensão e etc, portanto, se for possível aterrar o equipamento, melhor. Também utilize um filtro de linha na entrada dos equipamentos (com varistor e capacitor para filtragem) afim atenuar ruídos de alta frequência, eles tendem a ser bem chatos em gravações multipista.

O uso de mesa de som com entradas balanceadas ajuda muito neste caso, mas ela deve estar aterrada para que isso faça diferença. Basicamente, o cabo de áudio balanceado possui uma malha extra, que cria uma blindagem no cabo. Esta malha é aterrada à carcaça da mesa de som, que para ter um bom desempenho, também deve ser aterrada.


Regulagens

Regule e equalize o som de cada instrumento separadamente. Os instrumentos de captação passiva, podem ser ligados diretamente a mesa de som (exceto o contra-baixo elétrico), eliminando assim cabos, adaptadores ou qualquer coisa que possa gerar ruído.

Para regular o som, é interessante que você utilize um BOM fone de ouvido ligado à mesa de som. Todas as mesas possuem uma saída chama "monitor", justamente para este fim.


Captar ou ligar direto na mesa?

Algumas pessoas preferem captar o som dos instrumentos com microfones ao invés de liga-los a mesa de som, para tentar obter um som mais real.

Particularmente, eu acho isso dispensável em alguns casos, principalmente quando trabalhamos em gravações caseiras, com equipamentos amadores e muitas vezes de qualidade duvidosa.

Quem garante que o microfone utilizado para captar a guitarra não irá modificar o som capturado? A maioria dos microfones que temos a disposição foram projetados para capturar a voz humana, e não o som da guitarra, portanto, muitas frequências podem ser perdidas nisto. Em contra partida, ao ligar a guitarra diretamente na mesa, perdemos muitas características, como o efeito de profundidade do som gerado pelo ambiente, a equalização da caixa/amplificador utilizado na guitarra, e a própria acústica da caixa de som. Desta forma, deve-se analisar muito bem antes de sair gravando.

Uma dica que dou é a seguinte: Faça um teste

Faça uma gravação sem pretensões do mesmo trecho de música, ligando direto a mesa e captando a guitarra com seu melhor microfone. É claro, faça todas as regulagens e equalizações antes, em cada um dos modos, e mostre ao guitarrista para ver qual som agrada mais. Tente reduzir o mais o ruído de fundo, ou chiado. Quando utilizamos microfone, a tarefa de reduzir este ruído de fundo é bem mais complicada, e ele acumula-se ao "empilhar" faixas, logo, se puder eliminar microfones é melhor (a não ser que você tenha microfones profissionais, que possuem uma relação de ruído muito baixa).


Clip

O que é clip?


Não me refiro aqui, a "clipe", de música, e muito menos a "clips" de papel. Veja que algumas mesas de som possuem escrito "clip", no topo dos leds indicadores junto ao volume de cada canal.

O "clip", ocorre quando você chega no limite do canal. O áudio entrante, está ultrapassando o limite de volume que o canal suporta.

Todo o  hardware de som possui um limite de amplificação de sinal, bem como, um limite de potência entrante. Quando falamos em amplificação de sinal, falamos em ganho.

Nas mesas de som (na maioria das mais baratas), o ganho é fixo, portanto, temos apenas um ajuste de volume que irá dosar o som  entrante no canal. Antigamente isto era feito com potenciômetros que infringiam uma resistência ao circuíto, reduzindo assim a tensão que passa para a entrada do canal. Isto gerava ruído com o tempo. A maioria das mesas baratas ainda utiliza este esquema, mas já é comum a utilização de um transístor para fazer isto, que libera mais, ou menos tensão, da mesma forma que um transístor atuando como amplificador, mas com neste caso, o ganho variando de 0 a  1x, ou seja, sem ganho real.

Pois bem, o que então é o bendito do cliptransistor de amplificação da mesa suporta, distorcendo o som.

Uma mesa de som é composta por vários pequenos amplificadores. Existe um pequeno amplificador na entrada do canal (que não possui ganho real, como falado anteriormente), posteriormente temos um equalizador de três bandas (normalmente), um segundo amplificador que é utilizado caso você ligue na entrada MIC e não LINE, e um terceiro amplificador, que é saída da mesa.

Ou seja, você pode ter até três amplificadores operando em série. Caso um deles esteja passando um sinal alto demais, o outro vai "reclamar" e poderá distorcer o sinal por estar ultrapassando o seu limite de amplificação.


O que é distorção?

Não precisamos entrar muito em detalhes. Apenas olhe o gráfico abaixo:



Digamos que o limite de ganho deste hipotético transístor seja de 5x. Ficando dentro deste limite, a senoide amplificada ficará perfeita (azul). Porém, ultrapassando-o, ela começa a distorcer (vermelha).

Trocando em miúdos, quando você ultrapassa o limite de sinal que o amplificador aguenta (limite de ganho), a onda que compõe o sinal de áudio distorce. Quanto mais mais você ultrapassa, mais este sinal distorce, até que ele começa a saturar.

Neste ponto,  o som vai parecer "esquisito", e as regulagens não funcionarão corretamente, chegando ao ponto de gerar ruído excessivo no canal e podendo até mesmo queimar o equipamento. Portanto, fiquem de olho na hora de regular. Caso a luz vermelha do VU Meter acender, tem que baixar o volume.


Parte anterior: Gravações caseiras - Equipamentos
Próxima parte: Audacity

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Setembro - Um mês atarefado

Realmente, ultimamente tem sido muito corrido. Além do esperado.

Este semestre estou fazendo mais cadeiras na faculdade, sendo que uma delas já conhecida por ser muito trabalhosa (circuítos, uma média de 80 exercícios para o semestre).

Além disto tudo, no trabalho estamos com um funcionário a menos, o que aumentou minha carga de serviço. É claro que isto não influencia muito o tempo disponível, porém, uma vez que você trabalha bem mais para suprir as demandas, você também tende a cansar mais e chegar exausto ao final do dia.



Maratona de atividades

Nas próximas semanas teremos uma maratona de atividades ligadas a igreja.

O professor Mestre Raul Blum convidou-me para ir com o grupo de músicos do Seminário Concórdia, em uma apresentação de uma cantata. Não irei tocar piano, pois eles já possuem um pianista, mas irei tocar teclado, sintetizando Saxofone, pois eles estarão sem saxofonista no dia. Como não tenho experiência em tocar sob regência com um grande grupo, será uma ótima oportunidade.

Além disto, temos um culto tradicionalista gaúcho, e o preparo para as "Olimpiadas Culturais - modalidade música", que ocorrem em outubro, onde irei coordenar a participação do grupo de jovens este ano! (a principio, fui nomeado cara organizar e coordenar, mas existe resistência de algumas pessoas em ouvir ideias para arranjamento e inserção de outros instrumentos e elementos musicais)


Então, este mês realmente, está bem cheio!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Gravações caseiras - Equipamentos

Primeiramente, antes de falarmos sobre os softwares de gravação, precisamos falar, obviamente, de equipamentos.

Sem um mínimo de equipamentos não é possível efetuar uma gravação de qualidade. É claro que a aparelhagem necessária irá variar conforme o tipo de gravação que você irá fazer. Normalmente, gravar uma banda acaba exigindo um equipamento de melhor qualidade, e um conhecimento maior para a regulagem a ajuste do mesmo, enquanto efetuar a gravação de apenas um instrumento que já é digital, normalmente é simples e exige pouco investimento.


Tipo de gravação

Primeiro, defina o que você irá gravar, para adquirir os equipamentos necessários. Se for gravar um Teclado/Piano Digital, apenas um cabo RCA/PD2 de qualidade resolverá o seu problema, agora se for gravar uma banda, precisará de uma mesa de som, cabos balanceados e bons microfones.


Placa de som

Uma placa de som é o básico. E ela deve ser boa, para que o ruído seja baixo. Atualmente as placas de som OnBoard dos computadores já possuem uma relação ruído baixa o suficiente para gravações caseiras sem muitas pretensões, porém, se você quiser maior qualidade, sugiro comprar uma placa da Creative, no mínimo uma Sound Blaster Live, ou Audigy/X-Fi. Estas placas são encontradas no mercado por preços que variam de 60 a 250 reais, e podem ser interessantes inclusive na hora de fazer o tratamento do som.

Cabos

Cabo balanceado
Tão importante quanto a placa de som, são os cabos utilizados. Prefira cabos balanceados (com aterramento), e com ponteiras banhadas em ouro, pois normalmente possuem uma relação ruído/impedância menor, proporcionando um som mais limpo e lhe dando menas dores de cabeça.

FUJA de adaptadores. Quanto menos adaptadores você tiver entre o instrumento e a captura, melhor. Adaptadores somam ruído ao conjunto, e reduzem a qualidade de som. Você pode não perceber, mas o ruído está lá, e caso você grave várias faixas (uma sobre a outra), este ruído irá acumular-se e lhe trará uma bela dor de cabeça.


Mesa de som

Sem exageros. Se você for gravar uma banda, lembre-se que o ideal é efetuar uma gravação multipista, onde você terá cada instrumento sendo capturado separadamente. Neste caso, uma mesa de som com 4 à 6 canais já está de bom tamanho. O que irá comandar aqui, é a qualidade da mesma, e não a quantidade de canais.

Neste caso, sugiro a Behringer abaixo (Xenyx 1202). É uma mesa de som que situa-se na faixa dos 250 - 350 reais, porém possui uma relação de ruído muito baixo, e é excelente para trabalhos caseiros. Se você puder optar por gastar um pouco mais, compre uma mesa de som digital, mas não de importância a mesas com efeito, pois os efeitos você poderá faze-los na mixagem (e inclusive, é preferível isto).

Behringer Xenyx 1202
Ainda sobre esta Behringer. Ela possui 4 canais balanceados, com equalizador de 3 bandas (grave, médio e agudo) e mais 2 canais sem equalizador, ideais para utilizar em instrumentos que já saem equalizados (como teclados, piano digital e mesmo guitarras com pedaleira e captação ativa).
Desta forma, em alguns casos você possuirá, na realidade, 6 canais "utilizáveis". Com os 4 canais disponíveis é possível capturar de forma mais "rudimentar" uma bateria, inclusive. Colocando um microfone para os pratos (aéreo, pode-se utilizar um microfone para coral), um para o bumbo, outro para os tons, e outro no surdo, totalizando assim as 4 entradas disponíveis.


Microfones

Utilize microfones de qualidade. Os Shure apresentam um bom custo x benefício. A algum tempo, também tenho visto bons microfones da LeSom, mas ainda tenho um certo receio a esta marca.

Cada microfone, para um tipo de gravação. Existem microfones para uso na bateria, vocal, coral e etc. Se você tiver dinheiro para isto, compre um kit, caso contrário, tenha pelo menos dois microfones para coral baratos em casa (na faixa dos 120 reais), e 2 bons microfones para voz. Isto já deve ajudar bastante, inclusive para gravações amadoras de uma banda de rock.