Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Filmagens do culto de 40 anos da ULBRA

Como havia comentado neste post, possivalmente a ULBRA TV iria liberar alguns vídeos do culto de comemoração dos 40 anos da ULBRA, que contou com a participação do Coral Universitário e da Orquestra de Câmara da universidade.



Abaixo, seguem dois vídeos que foram liberados no YouTube, com ótima qualidade! Caso surjam mais vídeos, vou colocando no Blog.









quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Leitura de notas - A Batalha Parte: 4


Que minha leitura de notas é péssima, isto todo mundo sabe.

Atualmente, apenas consigo ler a primeira vista partituras simples para teclado, contendo apenas uma voz em curso. Quando aumentam o número de vozes em curso, a leitura começa a ficar difícil.

Devido a isto, tenho muita dificuldade para estudar novas músicas, e com certeza esta dificuldade tem feito com que perca muitas oportunidades, pois o tempo de aprendizado acaba sendo longo demais para que possa ser incluído em qualquer concerto ou atividade "de última de hora".

Conseguir aprontar uma peça nova é uma tarefa complexa, que tem início na correta leitura de suas notas, e sabemos que acertar as notas, é apenas o começo do estudo de uma música.



Focando-se na melhoria da leitura

Para corrigir este problema, minha orientadora me passou uma nova tarefa.

Nos próximos 4 meses, irei focar-me apenas na melhoria da leitura, fazendo exercícios diários para este fim. Todas as manhãs, deverei fazer um exercício de leitura a primeira vista, começando com músicas a duas vozes.

Ela indicou-me um livro com variações escritas por Mozart, porém ainda não tive tempo de adquiri-lo, portanto, para não ficar parado, estou utilizando o "Livro das invenções" de Bach, e cada dia lendo uma das invenções, bem devagar.

Inicialmente tem sido bem difícil, mas tenho conseguido. Lendo devagar, e retornando para corrigir os erros de leitura conforme eles aparecem, tenho conseguido ler a primeira vista uma invenção a cada vez. É obvio que a leitura é lenta, e não serviria para tocar a música para alguém, mas com o tempo a dificuldade deve ir sumindo e a leitura deve tornar-se mais fluída.

Irei relatando no blog como o trabalho vai se desenvolvendo, e vejamos quanto tempo levo para resolver de uma vez este problema!


terça-feira, 21 de agosto de 2012

Culto comemorativo - 40 anos ULBRA e re-enauguração do orgão de Tubos

Este ano, a ULBRA comemora seus 40 anos. Em meio a crises, problemas financeiros e organizacionais, a universidade vem se reerguendo e se reinventando, deixando a crise para trás, e caminhando, passo à passo, para o futuro.

Domingo passado (dia 19 de agosto de 2012), na capela central da ULBRA, ocorreu um culto comemorativo (televisionado pela Ulbra TV, as 10h) que contou com a orquestra de câmara, coral universitário e com a tão esperada re-enauguração do órgão de tubos da capela, que encontrava-se desativado desde 2008.


Abaixo, algumas fotos e gravações. Estou tentando compilar algumas informações sobre o orgão da Ulbra para um próximo post, uma vez que ele figura entre os maiores orgãos do estado.






Abaixo, uma gravação (bem ruim) feita com uma câmera de mão:





OBS: Caso a ULBRA TV libere os vídeos das músicas executadas no YouTube, criarei um novo posto com eles.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Nova Gravação - Sonatina Op 55N1 de Kuhlau

Boa tarde a todos os leitores!

Fazia algum tempo que não disponibilizava novas gravações, quem dera tivesse mais tempo para gravar e mesmo preparar o repertório para isto, uma vez que gravar é tão, ou mais complicado, que tocar em público (qualquer esbarro em gravação é inaceitável).

Durante meu breve período de férias preparei e gravei esta sonatina de Kuhlau. É uma obra simples, porém bela. Uma ótima opção de peça para ser executa entre peças complexas e mais densas, durante um recital.

O segundo movimento está pronto, mas não ao ponto de gravar. Quem sabe em breve posto ele aqui.


Abaixo, segue a nova gravação:


Sonatina - Op 55 N1 - First Movement - Kuhlau by Josias Diego Martins

Vídeo - Concerto n5 de Beethoven para Piano e Orquestra

O YouTube está sendo "inundado" de vídeos completos como este, de qualidade e "gratuitos" para qualquer um assistir.

De vez em quando, para movimentar um pouco mais o blog, uma vez que ando sem tempo para escrever artigos mais longos, irei postar alguns vídeos ue acho interessantes.



Por hoje, sugiro que assistam esta ótima interpretação do Concerto n5 para Piano e Orquestra de Beethoven.




Abaixo, informações do vídeo na integra:

Piano Concerto #5 in E flat major Op. 73 (Emperor) by Ludwig Van Beethoven with the Wiener Philharmoniker conducted by Leonard Bernstein. Mvt. 3. Rondo: Allegro Biography: Krystian Zimerman Born: December 4, 1956 -- Zabrze, Poland The outstanding Polish pianist, Krystian Zimerman, began to study piano at age 5 with his father, also a pianist. Two years later he became a student of Andrzej Jasiński, with him he later studied at the Katowice Conservatory until his training was completed. In 1973 he won top honors at the Ludwig van Beethoven International Piano Competition in Hradec Kralove. In 1975 he won 1st prize at the International Fryderyk Chopin Piano Competition in Warasaw, which launched his international career. Artur Rubinstein invited Zimerman to Paris in 1976, and this would prove very significant to the development of the young artist. Krystian Zimerman then played with great success in Munich, London, Paris and Vienna. In 1976 he was soloist with the Berliner Philharmoniker. He made his first American appearance in 1978, and subsequently toured throughout the world to great critical acclaim. He has performed with many exceptional orchestras and worked with some of the world's most outstanding conductors, including Claudio Abbado, Leonard Bernstein, Pierre Boulez, Herbert von Karajan, Bernard Haitink, Seiji Ozawa, Lorin Maazel, Riccardo Muti, Zubin Mehta, André Previn, Stanislaw Skrowaczewski, and Simon Rattle

FOR
Zimerman-Beirntein Beetroven 4th piano concerto
http://www.youtube.com/watch?v=mzDgkMCxC5o

terça-feira, 7 de agosto de 2012

OrganLive

Existe uma rádio online especializada apenas em músicas organísticas. São 24 horas de repertório organístico, do mais variado, onde podemos escutar desde obras executadas com órgão e orquestra, a obras de órgão solo.

Quem tiver interesse em conhecer e escutar a rádio, segue o link abaixo:
http://www.organlive.com 


OBS: Quem possuir celular com 3G, pode acompanhar a rádio diretamente de algum player que suporte Streaming de áudio