Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Opções de Concertos - Natal 2012




Estive dando uma olhada no cronograma do Natal dos Sinos deste ano afim de encontrar boas atividades culturais. Sempre tento localizar concertos para assistir neste período, e muitos começam a ser divulgados entre a última semana de novembro e a primeira de dezembro.


Abaixo, seguem algumas opções de concertos imperdíveis em Novo Hamburgo:
  • 05/12/2012 - Concerto de Natal da Fundação Scheffel com a Orquestra de Câmara FUNDARTE
    • Local: Igreja Evangélica Três Reis Magos
    • Horário: 20:30
    • Entrada: Franca
  • 09/12/2012 - Concerto da OSNH (Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo)
    • Local: Teatro Feevale
    • Horário: 18:00
    • Entrada: 1kg de alimento não perecível (efetuar retirada dos ingressos no Campus II prédio 5)

  • 09/12/2012 - Festival de coros (com a participação do Coral da CELSP-NH) 
    • Local: Igreja Acensão (centro)
    • Horário: 20:00
    • Entrada: Franca



quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Convite - Culto especial de Advento - Escola de Música

No dia 1º de Dezembro, dia que inicia o período de Advento, a escola de música da comunidade São Paulo estará conduzindo toda a parte musical do culto. Será um culto especial, com hinos e músicas sacras próprias do período, com a participação dos alunos de teclado, piano, flauta doce e violão.


O culto ocorrerá na comunidade Evangélica Luterana São Paulo de Novo Hamburgo, no dia 1º de Dezembro, as 20 horas. Durante alguns momentos também serão efetuadas pequenas apresentações dos alunos da escola de música. A regência do grupo estará a cargo do Mestre e Maestro Raul Blum, e o preparo dos alunos de flauta, teclado, piano e violão estão a cargo de Raul Blum (flautas), Josias Martins (teclado e piano) e Marcelo (violão). Também contaremos com participação especial do coral da CELSP-NH.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Benjamin Zander - A música e a paixão

Este ótimo vídeo vale cada minuto. Nele, Benjamin Zander, um notório maestro, compositor e arranjador, trata de alguns pontos que muitas vezes, nos passam desapercebidos na música erudita.

Não deixem de assistir, pois realmente, vale muito a pena!


sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Planejamento é preciso

Não existe evolução sem planejamento e sem força de vontade. O planejamento está no cerne de tudo, desde grandes corporações ao estudo de um instrumento, então podemos perceber que um músico bem organizado tende a evoluir com maior rapidez, ou de forma mais sólida. Mas será que aquilo que é planejado sempre será executado a risca? Particularmente eu tenho visto que não.

Estive dando uma olhada em posts anteriores, e percebi que nem sempre segui com o que havia planejado. Neste post onde comemoro um ano de Um pianista "desajeitado" falo de um planejamento. A ideia era concluir duas obras relativamente complexas até o meio do ano, e se possível ainda gostaria de concluir uma terceira. Passou o tempo, e fiz apenas 33% do planejado. Será que realmente planejar é importante? Até que ponto o planejamento ajuda na evolução dos estudos?


Planejar é preciso


Particularmente eu acredito que mesmo você não conseguindo atingir as metas planejadas, elas devem ser colocadas. Sempre deve-se planejar e definir metas nos seus estudos. Sem elas você não tem um norte, e acaba não se focando em pontos importantes e necessários. Um professor de piano (ou qualquer instrumento) é importante justamente para auxiliar neste planejamento e efetuar ajustes e correções nele no decorrer do ano, além é claro, de corrigir erros. Portanto, mesmo não atingindo 100% do planejado, talvez sem a definição de metas não teria atingido sequer 1%.

Estipule metas, planeje. Mesmo que ao final você não tenha chegado a totalidade de seus objetivos, sempre terá conseguido evoluir. Organização, paciência, perseverança, são necessários para dar continuidade nos estudos, e o planejamento lhe ajuda a conquistar estas qualidades e manter-se no rumo.