Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Atualização da grade de estudos

Passado o natal, posso voltar a focar em repertório erudito, e trabalhar obras mais complexas. Já tenho marcado dois encontros com a minha orientadora, afim de corrigir erros e dar andamento nos estudos. A ideia é utilizar este período de férias da faculdade para avançar mais um pouco.


Todas as manhã tenho dedicado 30 minutos para estudar. Desta forma, mesmo nas épocas de prova na faculdade, consigo ao menos repassar algumas músicas do repertório. Isto ajudou a manter um pouco da técnica adquirida. Atualmente, deverei utilizar este horário para treinar leitura e estudar novas obras.

Durante a noite dedicarei uma hora para estudo geral, afim de concluir as obras que estudei pela manhã e deixa-las prontas para serem apresentadas para a Jeanine. Também irei aproveitar para revisar escalas e arpeggios.

Na quarta-feira, devo aproveitar que possuo maior tempo disponível e revisar obras já concluídas anteriormente, sendo que algumas devem inclusive receber regravações.

No Sábado, pretendo fazer as gravações. Se tudo der certo, devo gravar o segundo movimento da Sonata n20 de Beethoven, e posteriormente do Estudo Op10 n12 e a Polonaise Op40. Não darei datas para liberação destas gravações, pois realmente é algo bem complicado de se fazer.


Desta forma, a grade de estudo fica da forma abaixo:


Segunda a sexta, pela manhã:
  • 06:25 até 07:00 - Invenção n9

Segunda a sexta, a noite:
  • Estudo técnico
    • Escalas e arpeggios
  • Estudo Op 10 n12
    • Correção de alguns trechos específicos
    • Interpretação
  • Polonaise Op 40
    • Correção de alguns trechos específicos
    • Interpretação
  • Revisão de obras "já concluídas"
    • Deverão ser efetuadas na quarta-feira

Sábado
  • Gravações

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Ferias - O retorno aos estudos

Parece estranho o título, mas é isso mesmo. Descanso e ao mesmo tempo trabalho. Agora, de 15 de Dezembro até a primeira quinzena de fevereiro os livros e cadernos de Engenharia devem ficar guardados e serão consultados apenas para projetos particulares. Chega de projetos para a faculdade, chega de se preocupar com notas! É hora de se divertir um pouco, e voltar a estudar o repertório erudito.



Organização dos estudos

Esta semana devo reorganizar a grade e atualiza-la aqui no blog. Vou voltar a estudar técnica afim de retomar a precisão perdida nestes últimos meses e também vou revisar o repertório. Basicamente será este o meu trabalho nos próximos sete dias.


Posteriormente, voltarei ao estudo de repertório novo, e pretendo concluir o que me foi passado pela Jeanine, e marcar aulas com ela. Quem sabe, dentro de duas semanas gravo o segundo movimento da sonatina de Kuhlau, que ainda está incompleta. Também preciso regravar a Sonata n20 de Beethoven, e gravar seu segundo movimento que já está pronto a alguns meses, mas nunca sobrou tempo para faze-lo.

Dentre as músicas inéditas, tenho dedicado tempo ao estudo da Polonaise Op 40, de Chopin, e do estudo Op10 n12. Espero conseguir termina-los até janeiro, ainda tenho duas semanas que poderei dedicar-me, mas preciso separar o tempo também entre as invenções de Bach, escalas, arpeggios e variações de Mozart, passados pela Jeanine.


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Orquestra de câmara Fundarte- Natal 2012

Na última quarta-feira, dia 5 de dezembro de 2012, a comunidade hamburguense foi brindada com o tão esperado concerto de natal da Orquestra Fundarte, através do SESI Catedrais. O programa traz repertório variado, contendo obras que vão desde Haendel e Corelli à músicas típicas do período natalino, que contaram com a participação do Coro Municipal NH e Coral Amigos da Câmara.



Este concerto marca o fechamento das atividades culturais da fundação Scheffel, praticamente abrindo o Natal dos Sinos, e é simples imperdível para os amantes da boa música.



O concerto

Sempre gostei das interpretações da orquestra Fundarte, e principalmente da regência do Dr. Maestro Antônio Borges da Cunha, sua condução acalorada e o controle exigido da orquestra deixam as apresentações diferenciadas, e em diversos momentos podemos perceber a exigência para com a orquestra.

O concerto foi muito bom, alguns problemas de execução ocorreram, a maioria devido a uma insistente corrente de ar que derrubava as partituras e virava páginas, tirando a atenção e atrapalhando os músicos (confiram nos vídeos). Inclusive houve um momento em que o cellista ficou sem partituras (cairam) e o Dr. Cunha solicitou mais sustentação/força do cello (que estava juntando as partituras) mas no geral o concerto foi ótimo e está dentro do excelente nível desta orquestra.


Quem quiser conferir partes do concerto, seguem algumas gravações abaixo.









quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Primeiro Concerto de Advento - Participação da escola de música


Este último sábado ocorreu nosso primeiro culto especial de Advento (concerto de advento), com a participação da escola de música, e podemos dizer que foi um sucesso.

Muitos alunos participaram pela primeira vez, encarando o público e lidando com o nervosismo. Apesar da "tremedeira" de última hora, tudo saiu bem, e graças a grande experiência do Prof. Mestre Raul Blum, transmitida com tanta serenidade e tranquilidade, os alunos conseguiram dar o seu melhor e demonstrar a comunidade seus dons e aquilo que vem desenvolvendo ao longo dos últimos meses.

Alunos da escola de música junto com os professores



Participações

Participaram deste culto especial os alunos de violão, flauta doce e teclado/piano. Além da execução de obras voltadas ao culto em si, ocorreram pequenas apresentações do quarteto de flautas da escola de música. Também tivemos a entrega do primeiro certificado de conclusão de curso, para a aluna Vitória, que concluiu o programa de aprendizado das quatro flautas doce.

Flautas e violões, sob regência do Maestro Raul Blum


Teclado

Obviamente não poderia deixar de falar dos alunos de teclado. Todos se dedicaram muito nas últimas três semanas para que tudo desse certo, sendo que dos quatro alunos, três participaram do culto especial executando duas músicas cada.

No cronograma tivemos cinco hinos de advento e natal, que foram devidamente separados entre duas alunas, que os executaram com som de órgão. Destes cinco hinos, dois foram acompanhados ao piano, com arranjo criado pelo próprio aluno, e outros dois acompanhado pelo prof. de teclado/piano.

Alunos de teclado junto com o professor


Abaixo, seguem algumas gravações, espero que gostem. Vale lembrar que todos os participantes são alunos, muitos no início de seus respectivos cursos.