Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Concerto no seminário







Conforme postado anteriormente (aqui), efetuei um recital de piano no seminário Concórdia na última sexta-feira. Já planejava um retorno aos recitais a algum tempo, mas nenhuma possibilidade real ainda havia me sido apresentada, até que o prof. Me. Raul Blum fez-me o convite para este evento, no dia 23 de agosto de 2013.

O último recital de maior importância que realizei ocorreu em 2005 na fundação Scheffel (conforme relatado aqui), ou seja, já faziam 8 anos que não subia ao palco para realização de um recital solo com repertório amplo e relativamente longo. Os nervos estavam a flor da pele, pois tudo é diferente de 2005, as circunstâncias são outras e o tempo disponível para preparo e reduzido.


O Preparo

O preparo para o recital foi lento e gradual, mas realmente teve seu início com a escolha do repertório em junho de 2013. Metade do repertório escolhido já havia sido estudado, como as obras de Chopin e o primeiro
Programa do recital
movimento das sonatas de Mozart e Beethoven, sendo necessário apenas suas revisões.

Porém, no repertório constavam alguns pequenos desafios, obras que não estou muito habituado a executar, como o compositor moderno Debussy, Mozart e Bach. Destes compositores, foram escolhidas as obras "Le Petit Nègre", "Sonata Facie" e o "Prelúdio e Fuga n2 do Cravo bem temperado Volume 1", respectivamente.

A única obra mais "simples", pode ser considerada a Sonata Facile, de Mozart, porém, sua interpretação possui armadilhas (como já comentado neste post). As demais obras possuem um certo nível de dificuldade, sendo que o Cravo Bem Temperado não pode ser considerado acessível.

Basicamente, sou mais acostumado (e prefiro) a executar repertório romântico. Desta forma, este repertório não só foi de difícil estudo (pois eu sempre tendo a romanceá-lo demais) como foi um grande desafio, que ajudaria a abrir mais meu entendimento de música e ampliar fronteiras.


Tempo

O tempo disponível para estudo foi muito escasso. Com faculdade e trabalho, muitos problemas para serem resolvidos, além de problemas de saúde que deixaram-me acamado durante alguns dias do mês de julho, a única opção era concluir 70% das músicas durante o período de férias. Ou seja, apenas duas semanas antes do recital.

Para um pianista experiente, duas semanas é mais que o necessário para preparar o repertório de um recital de uma hora, porém, para alguém que não vive de música e não possui a pratica cotidiana, torna-se uma tarefa complicada e um grande desafio.


O Recital




 Após passadas as duas semanas de estudo, possuia todas as músicas devidamente prontas. Em casa conseguia executar todas as obras, em sequência, sem qualquer erro. Inclusive, efetuei as gravações publicadas no dia 25 de agosto. 


 O concerto, no geral, me pareceu bom. As interpretações das obras foram satisfatórias, e apesar dos erros devido ao nervosismo, o publico pareceu ter gostado da apresentação. Muitas fotos e cumprimentos por parte de estudantes da faculdade de teologia, e perguntas de como conseguia conciliar faculdade, trabalho e música de tal nível ocorreram após a conclusão do recital.




Agradeço a todos pela oportunidade e pela ótima plateia, que apesar do frio e da chuva, compareceu em um bom número. Não poderia deixar de salientar a boa educação da plateia, que ao contrário do que vemos em outros concertos e recitais, não aplaudiu entre os movimentos das sonatas ou durante pausas longas e fermatas do repertório romântico! Não é todo o dia que vemos uma plateia como esta!


Gravações do recital

 Mais uma vez estávamos sem a FZ40, portanto utilizamos minha câmera, que não possui boa qualidade de gravação. A imagem fica muito escura, e o som não possui profundidade (você perde um pouco a noção de dinâmicas, pois ela tende a normalizar o som), além de ser muito metalizado.


Mas, algumas ficaram a contento. Tirando os erros por esbarro, devido ao nervosismo vocês podem conferir o resultado de algumas execuções abaixo.




domingo, 25 de agosto de 2013

Novas gravações

Devido ao recital no concórdia acabei meio ausente do blog, e não publiquei mais artigos e gravações.

A boa notícia é que graças ao recital e ao estudo necessário pra realizar o mesmo, pude efetuar novas gravações, que seguem abaixo.

Espero que gostem, vale lembrar que todas foram efetuadas em ambiente caseiro, com um piano Digital Yamaha CLP230 (Clavinova) que não pode ser considerado moderno, utilizando cabos e equipamentos longe dos ideais para este tipo de trabalho.



Prelúdio e Fuga n2 - O Cravo bem temperado Vol1 - Bach







Segundo movimento da Sonata n20 de Beethoven

Este eu já estava devendo a quase um ano!!! Que vergonha hehehehe

 



Sonata Facile (K545) de Mozart

 

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Visita a capela da Ulbra - Parte 3

Concluindo a série de postagens sobre a visitação a capela da ULBRA, realizada com alunos de teclado e piano da escola de música da comunidade São Paulo de Novo Hamburgo, vamos falar sobre o rei dos instrumentos musicais, o Órgão.

Nos posts anteriores, falamos sobre o piano, o clavicórdio e o cravo. Abaixo, seguem os links:



Qual o certo, Órgão ou Órgão de Tubos?

 Normalmente as pessoas se referem ao órgão eletrônico ou digital, como apenas "órgão", nomeando assim o "verdadeiro órgão", de órgão de tubos. O fato é que todo órgão, para receber este nome, deve ser de tubos. Outros instrumentos ou imitam o órgão digitalmente, utilizando técnicas de sintetização de som ou sampleamento, ou não são órgãos.
Órgão eletrônico Arbon. Este tipo de órgão utiliza
bobinas indutivas que ressonam entre si para gerar o
som característico. Foi muito comum seu uso em igrejas.
Esta técnica foi substituída por samplers modernos ou
processadores com capacidade de sintetizar sons.

Sabendo isto, podemos entender que aquele instrumentos que temos na grande maioria das igrejas, trata-se de um órgão eletrônico/digital e em alguns casos, de um harmônio.

O harmônio é um instrumento que utiliza uma idéia parecida com a do órgão, porém não possui tubos.


Existem pedais, que o músico deve pressionar alternadamente afim de encher os foles e gerar pressão de ar. Esta pressão de ar, é utilizada para vibrar pequenas palhetas, cada uma afinada em uma nota específica do teclado. Desta forma, o hamônio possui um som muito característico, mais parecido com o de uma gaita/sanfona.

Ou seja, órgão mesmo, sempre será de tubos, o restante é órgão eletrônico/digital ou harmônio.



O Órgão de ULBRA Canoas

O Orgão da ULBRA foi construído em 2003 pelo organeiro Manfred Worlitschek, contando em sua inauguração com pouco mais de 2200 tubos. Este órgão passou por um processo de restauração e ampliação recentemente, sendo ampliado para pouco menos de 4000 tubos, sendo atualmente o maior órgão em operação no estado do Rio Grande do Sul.




Sua construção segue um projeto eletro-mecânico moderno, que mantém internamente uma estrutura muito parecida com a de órgãos clássicos, com uso de válvulas manufaturadas e dutos de ar feitos em madeira.

Nesta foto, podemos ver os pequenos eletroímãs que puxam as válvulas que dão passagem
ao ar para o tubo. Pode-se perceber que tudo é feito em madeira. 


No lugar de cabos tencionadores, que abririam estas válvulas transmitindo mecanicamente a força ao pressionar uma tecla nos manuais, é utilizado um eletroímã acionado digitalmente pela console.

Conjunto de eletroímãs responsáveis pelo acionamento dos tubos
Existem, em média, 4000 destes.


Para seleção de registração, existem pequenos motores que atuam como chaveadores, ativando ou desativando a passagem de ar para todo um conjunto de tubos.

Motores responsáveis pela registração. Eles deslizam uma espécie de chapa/cartão
perfurado que bloqueia ou libera a passagem de ar para as válvulas de todo um conjunto de tubos

Fiação com destino a uma única registração (7 tubos)
Imaginem a quantidade de fios que ainda existem para os 4000 tubos

Este tipo de projeto possui como maior vantagem, seu custo de fabricação, uma vez que os projetos pneumáticos, que utilizam válvulas elétricas ligadas diretamente aos tubos, são mais complexos, e possuem como agravante o alto custo das válvulas pneumáticas de acionamento elétrico.



Abaixo, mais algumas fotos do interior do Órgão

















Posts pendentes no blog

Estou meio relapso com o blog nos últimos 20 dias, tenho várias postagens pendentes aguardando revisões, mas tudo isto tem um motivo.

O recital no seminário Concórdia se aproxima, e como estou em período de férias, tenho aproveitado cada minuto para estudar e aprontar o repertório.

Após o recital, devo liberar algumas postagens e pequenos artigos. Também tenho algumas gravações pendentes para publicar!

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Concertos no seminário - Recital de Piano

Convido a todos para o Recital de Piano que irei efetuar no Seminário Concórdia de São Leopoldo, no dia 23 de agosto. O "Concertos no seminário" é um ciclo de concertos que ocorre desde 2011, sendo uma edição por semestre.



Chamada - Concertos no seminário
Nesta edição do "Concertos no seminário", pianista executará obras de Bach, Beethoven e Chopin, entre outros grandes compositores.

O repertório deve passar por Bach, e "O Cravo bem Temperado", sonatas de Mozart e Beethoven, culminando em Chopin com uma de suas Polonaises, esta última figurando entre as obras mais importantes do compositor.

Informações sobre o Pianista
Josias Diego Martins, iniciou seus estudos de piano no Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo (Posteriormente transformado em Instituto Nilson Meireles Prestes), tendo como professores o atual Maestro da orquestra PUC-RS, Márcio Buzatto, e Jessé Martins. Após uma pausa de 4 anos, voltou a dedicar-se ao instrumento sob orientação de Jeanine Mundstock. Atualmente dedica-se ao projeto de musicalização da Comunidade Evangelica Luterana São Paulo, ensinando teclado e piano, alem de manter o blog "Um Pianista Desajeitado" com postagens periódicas sobre música e gravações de obras eruditas feitas em Home Studio.