Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Concerto de Natal - Orquestra Sacra da ULBRA

E vem chegando o natal, uma das mais belas épocas do ano! Esta época é marcada por muitos concertos e recitais belíssimos.

Neste próximo domingo, dia 8 de Dezembro, ocorrerá um concerto de natal com a Orquestra Sacra da ULBRA, junto com o coral da Comunidade Evangélica Luterana São Paulo de Porto Alegre.


Abaixo, o baner de divulgação do concerto.


Confusões históricas - Prelúdio n1 de Bach e a Ave Maria de Gounod



O Prelúdio número 1 de Bach, presente no Cravo Bem Temperado Vol1 (CBT Vol1) já foi motivos de discussão e muita confusão, principalmente entre os Luteranos.

O Cravo Bem Temperado, como já abordado neste pequeno artigo, foi composto com intuito de demonstrar a viabilidade de uso do sistema tonal temperado, servindo como guia de estudo para alunos e compositores. Desta forma, as obras publicadas em ambos os livros (CBT Vol 1 e Vol 2) não possuem cunho diretamente sacro. Desta forma, estas obras não estariam ligadas diretamente a uma denominação religiosa ou doutrina específica. E realmente, não era este o intuito, uma vez que seu fim não era o uso pela igreja, mas sim o ensino da música.

A fonte de confusão - Ave Maria de Gounod

O grande motivo de discussão entre os Luteranos frente a esta obra reside em sua grande semelhança com a Ave Maria de Charles Gounod, obra está alicerçada na doutrina católica e fonte de grande discussão entre o teólogos e fiéis protestantes.

Antes de qualquer coisa, precisamos ter em mente que são duas composições diferentes, de autores diferentes, portanto é importante situarmo-nos em datas. O primeiro Volume do Cravo Bem Temperado foi publicado por volta de 1722. Como Bach não possui por costume anotar a data de composição de cada obra em suas partituras originais, não se sabe exatamente quando foram escritas e compostos cada uma das obras presentes no livro. A Ave Maria de Gounod, porém, foi composta por volta de 1853, desta forma, temos o quadro abaixo:


  • Prelúdio n1 - CBT Vol1 - Publicado em 1722
  • Ave Maria de Gounod - Composto em 1853

A grande confusão ocorre devido ao uso do Prelúdio n1 de Bach, como base para a Ave Maria de Gounod. Para composição da obra, Gounod teria utilizado os manuscritos de Christian Friedrich Gottlieb Schwencke, que possuíam a adição de uma melodia. Sobre esta melodia, Gounod compôs a Ave Maria, utilizando desta forma, a harmonia e arranjamento do Prelúdio n1 de Bach como acompanhamento e base para a obra.



Obras distintas, porém...

Ambas, são obras distintas, porém para o público em geral acabaram por ser a mesma obra. A Ave Maria de Gounod é basicamente uma transcrição do prelúdio n1 de Bach, com a adição de uma melodia que segue a tendência harmônica da obra original.  Porém, devido a mesma ter sido muito utilizada pela igreja católica e possuir um acompanhamento ímpar e característico, é comum a identificação da obra por leigos em geral. Desta forma, o Prelúdio n1 de Bach acabou por ser descaracterizado como uma obra de Bach, sendo confundido com a Ave Maria de Gounod pela grande maioria dos leigos. 

Isto gerou um fato intrigante: Bach, o maior compositor Luterano, possui uma obra que não pode ser executada em igrejas Luteranas por ser confundida com uma das obras mais importantes da doutrina católica.