Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Sonata Waldstein de Beethoven

A sonata n21 para piano de Beethoven, concluída no verão de 1804, é considerada uma das sonatas mais importantes do "período médio" da vida de Beethoven. Nesta época Beethoven passa a explorar a expressividade do piano de forma mais completa, buscando novas harmonias e expressões, o que vem a desencadear o início do terceiro período de sua vida, e consequentemente introduzindo o período romântico da música, caracteristicamente mais melódico e expressivo.

Nesta obra estão presentes as tonalidades diminutas tão exploradas por Beethoven, além do grande uso de stacatos, porém podemos ver melodias bem elaboradas e fluídas, fazendo um contraponto com obras como a Sonata Patética (n8), e tantas outras de seu primeiro período. É possível perceber o uso acentuado da expressividade que o instrumento proporciona, com "crescendos" abruptos, por exemplo.

Como curiosidade, podemos destacar que esta obra foi dedicada a seu grande amigo  Conde Ferdinand Ernst Gabriel von Waldstein , devido a isto, a obra passou a ser chamada de Sonata Waldstein.


Abaixo, segue uma das interpelações que mais gosto desta obra, por Daniel Barenboim.