No mercado hoje, existem muitos pianos Digitais a venda, de diverças linhas e preços, cada um para um fim diferente. Existem pianos digitais voltados para bandas de rock, que terão toda uma gama de timbres, com função de sintetização de som, e também com sons sampleados, bem como, pianos mais clássicos, que podem ser usados em orquestras e para estudo. O grande segredo é saber escolher um piano que irá atender as suas necessidades, e normalmente, o vendedor não saberá lhe orientar quanto a isto.
Nível técnico
A primeira dica, é você ter conhecimento a cerca de si, e de seu nível técnico. Se você é iniciante, não precisará de um Clavinova topo de linha. Desembolsar 8000 a 18000 reais em um piano para alguém que está começando pode ser desnecessário.
Um piano mais caro possui uma manutenção mais cara, também deve-se levar em consideração que um piano mais caro, também é mais sofisticado e complexo de se lidar, talvez para um inciante não seja interessante que se "perca tempo" com este tipo de coisa, principalmente quando trata-se de uma criança ou adolescente.
Neste caso, 90% dos pianos de marcas respeitadas, de entrada de linha seriam suficientes, e devem acompanhar os estudos até um nível médio e inclusive avançado.
Uso
Yamaha P95 |
Outro detalhe, como informei, é que existem linhas de pianos mais "pop" e linhas mais "classicas". Alguns fabricantes, possuem pianos mais versáteis, que além de possuir alguns sons de piano sampleados, de boa qualidade, possuem uma infidade de sons sintetizados, que podem ser utilizados para fins diversos.
Estes pianos são utilizados normalmente por tecladistas de bandas, que querem e necessitam de um instrumento mais completo, que lhe de mais possibilidades de criação. Nestas linhas, podemos lembrar dos pianos da Kurzwell, Cassio e Roland.
Roland A90 |
Kurzweil SP88X |
Qualidade do sons
Se você está comprando um piano digital para utilizar apenas o som de piano, como eu, dê preferência as linhas mais clássicas. Existem pianos digitais portáveis de ótima qualidade nestas linhas, que podem ser úteis para quem faz muito uso externo (pequenas apresentações e etc).
Normalmente pianos que possuem uma gama muito grande de sons, peca na qualidade dos sons de piano. Não chega ser tão "ruim" quanto um teclado comum, mas também não é tão bom quanto poderia ser. O ideal é que você verifique as especificações do piano, e observe como o som dele é gerado.
Lembre-se, som de piano de qualidade, hoje, é som sampleado. Quanto maior o número de amostras, melhor. Outra dica que deve ser observada, é a capacidade de processar harmônicos. Apesar de ser apenas um detalhe, faz toda a diferença se você for utilizar o piano para fazer alguma gravação (eu que o diga). Basicamente, a capacidade de processar harmônicos dará maior profundidade ao som (ele ficará mais cheio). Quando você "tocar" um "fortícimo" num piano com suporte a harmônicos, você obterá um som muito mais realista no que em pianos sem este suporte.
Portanto, fique de olho na forma que o instrumento gera seus sons, e lembre-se que pianos mais bartos com uma quantidade muito grande de sons, tendem a ter menor qualidade neste quesito, afinal, não da para fazer milagre.
Custo x Benefício
O custo x benefício deve ser medido não diretamente pelo preço, mas sim, em comparação com tudo o que foi exposto anteriormente.
Por exemplo:
Um Casio Privia px130, custa em média 2000 reais, e suas especificações são relativamente boas.
- Som sampleado, com 3 exemplos por nota
- Portável, por possui movel simplificado
- Amplificador embutido, com som estereo
- Teclado com suporte ao Grand Hammer (simula o efeito dos martelos)
Para um iniciante, ou estudante de nível médio, este poderia ser o melhor custo x benefício. Por ser um piano barato, e de qualidade, trazendo sons Sampleados com três amostras.
Já, para um estudante de nível médio - avançado, talvez o ideal não seja um piano destes, mas sim Clavinova CLP 340 ou CVP 501/503, que estão na faixa dos 5000 a 9000 reais, e possuem suporte a harmônicos e todas as demais features comentadas nos posts anteriores.
CVP501 |
- Amplificador com quatro canais
- Teclado com suporte a Grand Hammer
- Suporte a harmônicos / DDE
- Suporte avançado a gravação (gravação multipista, inclusive, diretamente em wave/mp3)
- Suporte a ajustes de pedal (como nas versões clp 3XX)
CLP265GP |
Fuja dos chineses
Fuja, como o diabo foje da cruz, dos pianos Chineses de baixa qualidade, como os Fenix e companhia. São baratos, mas são uma grande ilusão. Não me lembro de ter visto algum que seja sampleado, no fim você paga caro (3000 reais num modelo que imita o Clavinova) e obtém um instrumento que nem sabe como gera os sons, sem falar que a qualidade do teclado é terrível. Como falei noutro post, tive um Fenix, e o teclado Grand Hammer dele estragou 2 vezes. Portanto, antes de pagar 2000 a 3000 reais num piano chinês, de uma olhada nas marcas já consagradas, como a Roland, Yamaha, Kawai, Cássio e Kurzweil.
Espero que estas dicas possam auxiliar na compra/escolha de um piano digital adequado. Qualquer dúvida, podem postar nos comentários.
Artigos anteriores
Pianos Digitais Parte 1 - Sintetizador e Som
Pianos Digitais Parte 2 - Sampler
Pianos Digitais Parte 3 - Polifonia, Pedal e Harmônicos / DDE
Algumas refências:
http://www.priviapiano.com/
http://yamahaclavinova.com/
http://roland.com.br/