A experiência em dar aulas tem sido muito interessante, e posso dizer que estou gostando. É legal ver os alunos evoluindo, e principalmente perceber a realidade de cada aluno, e perceber que cada aluno possui um perfil diferente, sendo necessário desenvolver um trabalho diferente com cada um.
Perfis dos alunos
Basicamente eu percebi três perfis diferentes.
- Aluno iniciante
- Aluno com conhecimento teórico, mas sem técnica
- Aluno com técnica, mas baixo conhecimento teórico
Normalmente, os alunos iniciantes são mais fáceis de se lidar, pois você precisa desenvolver o conhecimento aos poucos, e estes não possuem vícios para serem corrigidos. Um dos alunos tem demonstrado uma evolução muito rápida, inclusive. Já, o aluno com conhecimento teórico prévio torna-se um pequeno desafio, justamente por "querer sair tocando" mas ainda não possuir conhecimento técnico para isto, e o terceiro caso, o aluno que possui baixo conhecimento teórico, mas já toca, torna-se um desafio maior, e justamente deste que rei falar um pouco.
Conhecimento teórico X prático
Para se executar satisfatoriamente uma obra, é necessário ao menos, conhecimento teórico em equilíbrio com nível técnico. Exercícios técnicos e um bom conhecimento em teoria musical, aliada a uma leitura de notas bem "regulada" com o nível técnico, são imprescindíveis para o bom desenvolvimento do estudante de música. Normalmente aqueles que estudam de forma autodidata possuem dificuldades em algum destes pontos, e nisto, eu me incluo.
Quando comecei a dar aulas e peguei alguns casos como este, logo lembrei-me de mim (redundante, sim) a alguns anos atrás. Possuía um grande nível técnico ao ponto de executar estudos de Chopin, mas meu conhecimento teórico e a leitura de notas eram pífios e não estavam em sintonia com nível técnico. Isto é um perigo, e deve ser corrigido, junto com os demais vícios.
Como todos os meus alunos são iniciantes, isto pode ser facilmente aprimorado, e já temos tido bons resultados com os exercícios que foram passados. Num próximo post, irei relatar um pouco do método utilizado com cada perfil de aluno, e quem sabe no futuro, passo algumas dicas de como resolver alguns tipos de vícios e como aperfeiçoar pontos que estão fracos (se conseguir fazer um bom trabalho, é claro hehe).
Achei muito legal, mas será que com pouco mais de 50 anos é possivel iniciar no aprendizado de teclado?
ResponderExcluirAnônimo, eu acredito que nunca é tarde para aprender, basta ter perseverança e entender que cada pessoa e faixa de idade tem suas dificuldades.
ExcluirO principal é você querer e se sentir bem fazendo isto!
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