Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019


Existe um fato ululante que ninguém quer atentar (ou faz de conta que não está acontecendo), que é a convergência digital e a I.A. tomando conta de muitos setores, que antes eram de um nicho muito específico de mercado. 

Há pouco mais de 10 anos, você realizar a transcrição de um texto (mesmo que digitado) para o computador era uma tarefa manual. Hoje, você adota um leitor OCR que identifica as letras com precisão maior do que um humano, com uma velocidade limitada apenas ao seu scanner. Há 18 anos atrás, para um computador identificar uma pessoa falando e compreender comando de voz, era necessário instalar o "IBM ViaVoice", e gastar horas de seu dia treinando a aplicação, além de consumir 1.2GB de seu HD de menos de 50GB, e no fim o resultado era péssimo.

Em 10 anos, saímos de computadores que não entendiam uma palavra, para a SIRI e o GoogleNow, que até piada te conta e pergunta como foi seu dia, lhe dando boa noite e desejando bons sonhos...

Mas e aí, o que quero dizer com isso? Quero dizer que o meu emprego, o seu emprego e invariavelmente do seu amigo, estão com os dias contados, pois no Japão, uma tarefa simples (mas complexa) que é desossar frango, já está completamente automatizada com precisão de o "melhor da SkyNet"...

O IBM Watson, já consegue maior precisão do que especialistas na analise de muitos tipos de exames clínicos, e até alguns tipos de Cânceres complexos já está sabendo lidar e inclusive prescrever o melhor tratamento, que na maioria dos casos vai de encontro com a prescrição dos especialistas. 


IBM Watson - Simulação de análise de uma célula



"- Ah, mas o Watson é gigantesco"... 

Sim, da mesma forma que um HD de 1MB na década de 80 era transportado de caminhão e içado por um guindaste...

E aí que vem a cereja do bolo...Uma das profissões mais antigas do mundo vai permanecer, e vai perdurar a tudo isso, a profissão de MÚSICO...

Sim, a orquestra, o compositor, o bom músico que desperta sentimentos e desperta o sublime. Este, NUNCA será substituído pela máquina. Invariavelmente uma rede neural vai, algum dia, simular, mas a espontaneidade de uma interpretação movida por um sentimento aleatório no palco, isso, dificilmente.


Star Trek - Next Generation - Quarteto de cordas executando Mozart - Solista é um Androide



O que quero dizer com isso? Invistam em experiências. Invistam naquilo que não é fundamentalmente técnico, mas sim personalizado, e é aí que estará o emprego, em uma época de máquinas trabalhando e salário universal (pesquise a respeito).




PS: Penso/escrevo nisso enquanto escuto pela 187265172812 vez a Sinfonia n9 de Beethoven executado pela Filarmônica da BBC, relembrando o dia em que assisti sua execução ao vivo pela OSPA. A Experiência, não tem preço e não pode ser replicada "digitalmente".