O que posso dizer? Superou todas as expectativas. A Jeanine é uma ótima professora/orientadora, tem domínio no que fala, e além de tudo, transmite calma e tranquilidade.
Como era de se esperar, esta primeira aula, ao meu ver, foi desastre (do meu lado, é claro). Faziam anos que não tocava em uma piano acústico, e o que mais tive problemas, foi justamente com o pedal (num primeiro momento) e a mecânica do teclado (num segundo momento).
O Pedal de um piano acústico de armário, e mais profundo, que o do clavinova. Isto acabou meu trazendo algumas dificuldades em doma-lo... (coisa que não consegui hehehehe). As músicas teimavam em sair emboladas, justamente por esta dificuldade e diferença grande do pedal. Também devo salientar que o piano acústico gera muito mais reverberação que um digital. Sendo assim, ao pressionar o pedal, a sustentação é mais longa (muito mais longa), o que faz com que tudo o que estudei, precisa ser re-estudado pensando no detalhe do pedal.
O segundo problema foi com o teclado. Como estou falando de um piano acústico de armário, suas teclas são mais "altas", e a ação dos martelos possui um pequeno "delay", frente ao piano digital, que simula um piano de calda. Neste aspecto, é mais fácil adaptar-se do que com o pedal.. hehehe A própria Jeanine informou-me que o piano havia sido transportado recentemente, e carecia de manutenção, esta que já estava agendada para a próxima semana.
Pois bem, muitas anotações foram feitas, e muita coisinha precisa ser melhorada.
Basicamente:
- O Pedal deve ser usado apenas, e unicamente, para ligação. Utiliza-lo o mínimo possível, justamente devido ao problema de ação do mesmo. Nunca se sabe como ele se comporta, cada piano é diferente entre si. Então, o ideal é depender o menos possível do pedal de sustein.
Para facilitar meu estudo, configurei o Clavinova para gerar o máximo possível de reverberação. Desta forma, fica um pouco mais próximo do piano acústico. (é claro, meu clavinova por seu mais antigo e um modelo de entrada, não simula harmônicos, o que dificulta um pouco neste sentido)
- Cuidar com os fraseados. As músicas devem ser claras, e para isto, tudo deve ser muito bem articulado, para que seja possível perceber o tema com facilidade.
Pois bem, minha tarefa, basicamente consiste em dissecar as músicas em pedaços, e re-estudalas, pensando no fraseado, articulação, e redução do uso do pedal.
As obras devem ser estudas por partes. E sempre que encontrar dificuldade num trecho, estuda-lo separadamente.
O que deve ser preparado/revisado para próxima aula, cuidando o que foi apontado:
- Sonata Op 14 n2, primeiro movimento de Beethoven
- Sonata Op 49 n2, primeiro e segundo movimento de Beethoven
- Invenção n4 de Bach
- Estudo Op 10 n12 de Chopin
- Escalas da tonalidade de cada uma destas obras
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