Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






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quarta-feira, 3 de agosto de 2011

1º Aula com a Jeanine

No final de semana passado (dia 30, para ser exato) fui a primeira aula com a professora Jeanine.

O que posso dizer? Superou todas as expectativas. A Jeanine é uma ótima professora/orientadora, tem domínio no que fala, e além de tudo, transmite calma e tranquilidade.


Como era de se esperar, esta primeira aula, ao meu ver, foi desastre (do meu lado, é claro). Faziam anos que não tocava em uma piano acústico, e o que mais tive problemas, foi justamente com o pedal (num primeiro momento) e a mecânica do teclado (num segundo momento).

O Pedal de um piano acústico de armário, e mais profundo, que o do clavinova. Isto acabou meu trazendo algumas dificuldades em doma-lo... (coisa que não consegui hehehehe). As músicas teimavam em sair emboladas, justamente por esta dificuldade e diferença grande do pedal. Também devo salientar que o piano acústico gera muito mais reverberação que um digital. Sendo assim, ao pressionar o pedal, a sustentação é mais longa (muito mais longa), o que faz com que tudo o que estudei, precisa ser re-estudado pensando no detalhe do pedal.

O segundo problema foi com o teclado. Como estou falando de um piano acústico de armário, suas teclas são mais "altas", e a ação dos martelos possui um pequeno "delay", frente ao piano digital, que simula um piano de calda. Neste aspecto, é mais fácil adaptar-se do que com o pedal.. hehehe A própria Jeanine informou-me que o piano havia sido transportado recentemente, e carecia de manutenção, esta que já estava agendada para a próxima semana.

Pois bem, muitas anotações foram feitas, e muita coisinha precisa ser melhorada.

Basicamente:

- O Pedal deve ser usado apenas, e unicamente, para ligação. Utiliza-lo o mínimo possível, justamente devido ao problema de ação do mesmo. Nunca se sabe como ele se comporta, cada piano é diferente entre si. Então, o ideal é depender o menos possível do pedal de sustein.

Para facilitar meu estudo, configurei o Clavinova para gerar o máximo possível de reverberação. Desta forma, fica um pouco mais próximo do piano acústico. (é claro, meu clavinova por seu mais antigo e um modelo de entrada, não simula harmônicos, o que dificulta um pouco neste sentido)

- Cuidar com os fraseados. As músicas devem ser claras, e para isto, tudo deve ser muito bem articulado, para que seja possível perceber o tema com facilidade.

Pois bem, minha tarefa, basicamente consiste em dissecar as músicas em pedaços, e re-estudalas, pensando no fraseado, articulação, e redução do uso do pedal.

As obras devem ser estudas por partes. E sempre que encontrar dificuldade num trecho, estuda-lo separadamente.

O que deve ser preparado/revisado para próxima aula, cuidando o que foi apontado:

  • Sonata Op 14 n2, primeiro movimento de Beethoven
  • Sonata Op 49 n2, primeiro e segundo movimento de Beethoven
  • Invenção n4 de Bach
  • Estudo Op 10 n12 de Chopin
  • Escalas da tonalidade de cada uma destas obras

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