Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

domingo, 27 de janeiro de 2013

Nova gravação - Polonaise Op40, N1 - Chopin


Chopin compôs uma série de obras onde depositou todo seu amor a pátria. Sendo ele um polonês expatriado, residindo em Paris, depositou seus sentimentos patrióticos em dois conjuntos de obras, sendo as Mazurcas, obras com um caráter mais saudoso, e as Polonaises, obras com um caráter mis sublime, forte e alegre.

A primeira destas obras, conhecida como “Military Polonaise”, foi composta em 1838, na tonalidade de Lá maior. Pode-se perceber que ela não possui qualquer introdução, apresentando o tema diretamente com um andamento "militar". Ao escutar a obra podemos perceber ao seu longo a marcação característica de uma bateria militar, com o pelotão avançando. Muito além de ser apenas uma obra com caráter militar, ela lembra toda a pompa e circunstância de um exercito vitorioso, trazendo lembranças de uma pátria forte, enaltecendo seu poder e sua soberania. Esta obra foi utilizada pelas rádios Polonesas durante o período da primeira guerra mundial afim de acalmar os ânimos da população.

Abaixo, segue a gravação que fiz da mesma. Ainda não está totalmente terminada, mas já está "razoável".

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Quando iniciar o ensino de música? - Parte 1

Muitos pais, avós e parentes de crianças já vieram me perguntar, qual a idade ideal para que a criança comece a aprender música. As dúvidas são das mais variadas, desde se "é necessário ser alfabetizada para aprender música" até a questão do melhor método de ensino a ser empregado.

A primeira pergunta que faço é a seguinte:
- Qual o motivo que os levou a fazer este questionamento?

Ou seja, precisamos primeiro entender qual a in tenção por trás desta pergunta, e o que moveu a pessoa a realiza-la. Obviamente a resposta é muito simples: Desejam colocar uma criança nas aulas de música.


Motivos e a idade, devem andar juntos

O fato é que não existe uma idade ideal para começar o ensino musical. Existem doutores em música que defendem o ensino "tardio" como ideal, e outros que defendem o ensino ainda quando jovem. Cada um possuí seus prós e contras:


  • Ensino "tardio": Da oportunidade para que a criança escolha o instrumento que deseja estudar. Ela também irá estudar por conta própria, desenvolvendo por si mesma o desejo pelo aprendizado. Normalmente crianças nesta situação demonstram uma evolução muito rápida e pegam amor ao instrumento de uma forma mais natural. Aqui também devemos incluir pessoas já adultas que aprendem algum instrumento, e não necessariamente irão seguir carreira musical.

  • Ensino quando criança: É sabido que a maioria dos grandes mestres da música e grandes interpretes iniciaram seus estudos entre os 4 e 8 anos de idade. Iniciar o ensino de música nesta idade, aproveita o período em que a mente da criança está mais aberta ao aprendizado. É como uma esponja, pronta para absorver qualquer coisa nova que lhe for apresentada. 

Assim, ficamos em uma encruzilhada. Qual é a hora certa? Quais os motivos? Espero que ao final destes artigos, possa ajudar muitos a encontrar estas respostas. Mas antes de proceguir, deem uma lida no artigo abaixo:

domingo, 6 de janeiro de 2013

O natal em uma "república" alemã

Qual a melhor forma de se comemorar o natal? Seria com uma ceia? Ou quem sabe distribuindo presentes? Ou ainda ir a igreja escutar a pregação sobre o natal e o seu sentido?

Uma turma na Alemanha resolveu de fazer algo bem diferente, e por assim dizer juntaram tudo em uma coisa só. Juntaram-se em uma república e executaram nada mais que a cantata de Natal de Bach. Isso mesmo, uma "Musical Party", com o melhor que temos, Bach!

Confiram o resultado impressionante abaixo:






PS: Como bons alemães, não faltou a cervejinha! hhehehehe