Antes de prosseguirmos, leia os artigos anteriores, pois serão necessários alguns conhecimento prévio para o pleno entendimento.
- Formação de acordes - Parte 1 - O que são acordes
- Formação de acordes - Parte 2 - Acordes Maiores e Graus da Escala
- Formação de acordes - Parte 3 - Acordes Menores
- Formação de acordes - Parte 4 - Acordes Diminutos
Acordes aumentados
O acorde aumentado é nada mais que um acorde com um tom a mais, por assim dizer. Sabemos que o acorde maior possui em sua configuração uma uma terça maior seguida de uma terça menor, e o acorde menor, uma terça menor seguida de uma terça maior.
O acorde aumentado, nada mais é que um acorde formado por duas terças maiores.
Por exemplo
Se formos montar um acorde de dó aumentado, pegaremos o dó (tônica, nota que define o nome da escala/acorde), o mi (fechando uma terça maior acima do dó) e o sol sustenido (fechando uma terça maior acima do mi).
Na imagem acima, podemos ver o acorde de dó aumentado plotado na pauta, e sinalizado no teclado. Conforme aprendemos na primeira parte do artigo, entre cada tecla (tecla preta também conta) temos meio tom (0.5t, 1/2t ou semitom). Sendo assim, entre o dó e o mi , temos 2 tons, e entre e o mi e o sol sustenido, temos 2 tons novamente.
Mais um exemplo:
Para formar o acorde de mi aumentado, pegamos o mi (tônica), o sol sustenido (mediante) e o si sustenido (dó).
OBS: Uma vez que estamos falando em acorde aumentado, o correto é "falar" em "si sustenido", uma vez que é acrescentado meio tom ao si, soando um dó. Ambas as formas de grafia são corretas, porém, à depender da tonalidade da música, utiliza-se uma ou outra para reduzir erros de interpretação ou execução.
Observe que entre o mi e o sol sustenido , temos 2 tons, e entre o sol sustenido e o si sustenido (dó) 2 tons novamente, formando assim uma terça maior seguida por mais uma terça maior, que caracteriza um acorde aumentado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário