Não existe evolução sem planejamento e sem força de vontade. O planejamento está no cerne de tudo, desde grandes corporações ao estudo de um instrumento, então podemos perceber que um músico bem organizado tende a evoluir com maior rapidez, ou de forma mais sólida. Mas será que aquilo que é planejado sempre será executado a risca? Particularmente eu tenho visto que não.
Estive dando uma olhada em posts anteriores, e percebi que nem sempre segui com o que havia planejado.
Neste post onde comemoro um ano de
Um pianista "desajeitado" falo de um planejamento. A ideia era concluir duas obras relativamente complexas até o meio do ano, e se possível ainda gostaria de concluir uma terceira. Passou o tempo, e fiz apenas 33% do planejado. Será que realmente planejar é importante? Até que ponto o planejamento ajuda na evolução dos estudos?
Planejar é preciso
Particularmente eu acredito que mesmo você não conseguindo atingir as metas planejadas, elas devem ser colocadas. Sempre deve-se planejar e definir metas nos seus estudos. Sem elas você não tem um norte, e acaba não se focando em pontos importantes e necessários. Um professor de piano
(ou qualquer instrumento) é importante justamente para auxiliar neste planejamento e efetuar ajustes e correções nele no decorrer do ano, além é claro, de corrigir erros. Portanto, mesmo não atingindo 100% do planejado, talvez sem a definição de metas não teria atingido sequer 1%.
Estipule metas, planeje. Mesmo que ao final você não tenha chegado a totalidade de seus objetivos, sempre terá conseguido evoluir. Organização, paciência, perseverança, são necessários para dar continuidade nos estudos, e o planejamento lhe ajuda a conquistar estas qualidades e manter-se no rumo.