A maioria das pessoas que querem retornar ao estudo do piano enfrentam algumas dificuldades na hora de buscar por repertório.
Um dos grandes problema é, o que tocar? De onde começar?
Estas perguntas podem ser respondidas por um professor, que deve verificar as condições atuais do aluno, existem pessoas que mesmo sem estudar por anos a fio continuam com agilidade e grande capacidade (as vezes nem parece que ficaram tanto tempo sem estudar), mas estes são casos são raros, ou seja, não é regra. Portanto, alguns pontos são importantes antes de se lançar aos estudos.
Nesta sequência de artigos, vou abordar algumas dicas para quem deseja voltar a estudar piano, com algumas sugestões de músicas de nível básico e intermediário. Sempre deve-se ter em mente que o estudo precisa ser progressivo, queimar etapas não é algo interessante e por vezes pode causar problemas irreparáveis.
Organização e planejamento
Primeiramente, alguém que deseja voltar a estudar piano, precisa planejar, se organizar. Sem planejamento e organização, não conseguirá vencer os objetivos. Anteriormente falei sobre isto, no post "planejamento é preciso", mas vou colocar aqui apenas algumas dicas específicas e pontuais.
- Estude todos os dias, mesmo que seja 20 minutos
- Separe seu tempo de estudo em partes
- Estudo técnico deve vir primeiro
- Músicas após o estudo técnico
- Aumente o tempo de estudo aos poucos, você não está mais acostumado a estudar horas a fio
- Não desista, e não quebre o ciclo de estudos. É como ir à academia, se você deixar de ir um dia por ter preguiça, amanhã também vai ter preguiça.
Estudo técnico
Após muito tempo sem estudar é normal que você tenha dificuldades até mesmo em execuções simples. Portanto, é necessário revisitar os estudos técnicos. Existem muitos fatores aqui, que vão desde a musculatura que já não está mais acostumada com este tipo de esforço, ao cérebro que desaprendeu a forma correta de tocar. Portanto, exercícios técnicos são importantíssimos. Abaixo, seguem algumas dicas:
- Escalas, comece com as escalas Maiores
- Hanon, auxilia na "revitalização" da musculatura. Deve ser feito devagar e com muito cuidado. Aumentar o ritmo pouco-a-pouco
- Czerny, após "encher o saco" com o Hanon, passe para o Czerny, que além de trabalhar técnica, lhe possibilitará o trabalho de interpretação
- Cramer (Von Bulow), traz uma ótima coletânea de 50 estudos. Todos "musicais", que trabalham técnica e interpretação. Os estudos mais complexos se assemelham muito a alguns estudos de Chopin
Não deixe de ler a continuação do artigo, onde serão abordadas algumas peças simples para piano e dicas de estudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário