Quem quiser ler o primeiro post, basta acessar: Visitação a capela da UniLasalle Canoas - Parte 1
Variação climática e afinação
A variação climática é um problema para o órgão de tubos. Seus tubos são feitos, (a maioria) de uma liga de estanho com chumbo, algo que fica na faixa dos 70% de estanho. Desta forma, eles tornam-se frágeis. Sabemos que o estanho é um metal mole, que entra em fusão com temperaturas relativamente baixas. Sendo assim, ele também dilata facilmente, e esta dilatação nos tubos do órgão, fazem com que ele desafine. Na foto abaixo, o Ir. Renato Koch retirou um tubo para mostrar como ele é confeccionado.
Após recolocar o tubo no local, foi possível perceber que o mesmo estava ligeiramente desafinado, justamente devido a variação de temperatura que ele sofreu ao ser segurado. O Ir. Renato demonstrou-nos como é feita a afinação do órgão, e contou-nos que nos tempos passados, antes das lâmpadas fluoerescentes (frias) existirem, era comum o uso de velas para iluminar o ambiente, pois elas aqueciam menos que uma lâmpada incadescente comum. No passado isto gerou acidentes, onde órgãos inteiros foram destruídos devido a queda de uma vela.
Mais algumas fotos
Abaixo, uma foto dos dois foles que alimentam o órgão. Eles são responsáveis por alimentar todo o órgão e garantir o seu funcionamento.
Estes foles, por sua vez, são alimentados por um compressor elétrico, que fica alguns andares abaixo.
Vista externa da câmara onde gravei o vídeo de demonstração
dos eletroímãs. |
Foto interna da câmara onde ficam os principais. |
Vista mais ao longe dos principais. Onde é possível contemplar a capela. |
Console de controle
A foto a seguir, mostra o circuito principal do órgão. Nesta "placa", chegam os cabos da console de controle, ela é responsável por interpretar os dados enviados pela console e acionar os eletroímãs, fazendo todos os 1000 tubos funcionarem.
Sistema de controle digital do órgão. |
Abaixo, seguem algumas fotos da console de controle, da marca Johannus, considerada uma das melhores existentes no mercado hoje. Esta console possui três manuais, sendo que o manual do topo, é um órgão sampleado, utilizado para completar o órgão de tubos, tendo em vista que ele não possui muitos registros que podem ser necessários para alguns tipos de concertos.
Um dos painéis de registros da console. |
Atualmente, a capela da UniLasalle sedia o encontro de Organistas e Organeiros, devido a possuir um dos maiores órgãos de tubos da região em operação, e estar próxima a Porto Alegre. Anteriormente o evento ocorria na capela da Ulbra, onde existe (ou existia?) um órgão com mais de 3000 tubos. A última informação que tive é que o órgão foi desmontado para ampliação bem na época em que iniciou a crise da universidade, e isto acabou por atrasar o projeto, que até onde sei, não foi concluído.
Agora, para deleite dois vídeos de demonstração do órgão de tubos, em funcionamento.
Jeanine Mundstock - BWV 645
Nenhum comentário:
Postar um comentário