Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Pianos Digitais - Parte 3 - Polifonia, Pedal e Harmônicos/DDE

Nos primeiros posts, falei sobre "Sintetização de som" e "Sampleamento". Duas formas distintas de se gerar som, utilizados em pianos digitais (e inclusive, outros instrumentos digitais). Com o conhecimento a cerca destas duas formas principais de geração de som, podemos assim entender melhor como um Piano Digital funciona, e guiar melhor nossas escolhas.

Porém, pianos digitais topo de linha possuem mais características importantes, que vém a somar a qualidade de som do mesmo, trazendo mais realismo, e uma sensação de se estar tocando em um instrumento real.


Polifonia

Este é um assunto delicado. A maiora das pessoas, não entende o que significa este dado em um instruento digital. Temos a idéia de polifonia, proveniente da música, onde "poli", significa "muitas", e "fonia", vozes.

Ou seja, polifonia, significa, o numero de vozes que são tocadas simultaneamente, em uma música.

Por exemplo:

Inventio 13


No trecho acima, você pode perceber claramente que teremos duas vozes sendo executadas ao mesmo tempo. Ou seja, precisamos de uma polifonia de 2 vozes, para que a obra possa ser tocada, mas sem o uso de pedal. Ao passar para cada nota, anterior deve ser desligada, desta forma, mantendo-se apenas duas vozes em curso.

Musicalmente falando, temos 2 vozes, porém, digitalmente falando, dependerá da forma que a música será executada.

Para entender melhor, vejamos o próximo exemplo:





Neste trecho, da Sonata n10 de Beethoven, podemos perceber que a polifonia é maior. Para entender corretamente o que significa a polifonia e um instrumento digital, devemos simplesmente "esquecer" parte do que temos como "polifonia" em teoria musical. Em música, cada uma das notas executadas simultaneamente na partitura, é uma voz, porém, para um instrumento digital, esta informação ainda é estrapolada.

Observe a parte em laranja. Você diria que este trecho, demandaria apenas "uma voz de polifonia". O trecho em vermelho, demandaria "3 vozes de polifonia". Juntando os dois compaços, teriamos, na realidade 4 vozes de polifonia, correto? Certo, musicalmente, perfeito. Mas para um piano digital, a coisa é mais complicada por causa do pedal de Sustein.

Ao precionar o pedal de Sustein, durante os dois compassos, todas as notas ficam prezas. Desta forma, é como se todas as notas fossem contraponteadas, e fossem uma voz independente, até o que o pedal seja solto, ou a mesma se "estingua" naturalmente.

Ou seja, no nosso trecho analisado, não teremos 4 vozes. Para um piano digital, teremos 9 vozes (caso seja usado pedal).

Neste caso, a quantidade de vozes que um piano digital possui, esta ligado diretamente a quantidade de notas que ele consegue manter processando, simultaneamente, seja esta precionada no teclado, ou "segurada" pelo pedal.

Acima, um vídeo que encontrei no YouTube. Ele demonstra a progressão das vozes em barras animadas no canto superior esquerdo, o pianista executando a obra, e a partitura em curso. Podem notar que cada cor, nas barras em andamento é uma voz em curso. Neste caso, o piano digital precisa ter a capacidade de processar cada uma destas vozes separadamente. Caso existi-se pedal, as vozes ficariam presas, sendo assim acumulando mais vozes para serem processadas pelo processador de som do piano, da mesma forma que ocorre quando o pianista segura uma nota em um contraponto.

Então, isto significa que, quanto maior o número de vozes que o instrumento consegue processar, melhor. Porém, sem exageiros.

A quantidade de vozes que um piano digital processa, tem sim seu valor, mas chega num ponto que passa a ser mais marketing do que funcionalidade (para a maioria dos estudantes de piano, é claro).
A não ser que você utilize vários sons simultaneamente, ou execute uma obra para piano e orquestra nos bancos de memória do piano (para estudar, por exemplo), até mesmo 64 vozes são suficientes para 90% das músicas de repertório erudito. Você não irá notar notas sendo desligadas antes do tempo caso utilize apenas um som, a não ser que seu nível técnico seja tamanho, para executar obras dificílimas. Neste caso, possivelmente você seja profissional, e possa investir em um instrumento melhor.

OBS: No momento que escrevo, não existem mais pianos digitais com menos de 128 vozes no mercado.
Update - 02/02/2016: O mercado foi inundado por pianos chineses, de baixa qualidade, o que fez com que fabricantes como a Yamaha, Roland e Korg voltassem atrás e relançassem pianos com 64 vozes ou até menos, como alguns modelos de 48, 32 e 24 vozes. A Casio fez o mesmo, lançando modelos de 60 e 48 vozes na linha Privia. 


Pedal

O pedal é importantíssimo para o Pianista. O principal pedal, o de Sustein, é utilizado na maior parte das obras para piano, afim de deixar a música mais bem acabada e bela. Portanto, um bom pedal, é indispensável para o estudo. (Não irei abordar os demais pedais, pois estes são menos utilizados.)


Você deve estar se perguntando. Mas o que tem de tão especial no pedal? Ele apenas precisa "segurar" as notas, a partir do momento em que ele é precionado.

Realmente, sua função é simples, porém, em um piano acústico, o pedal lhe proporciona mais do que simplesmente a suspensão das notas (segura-las ou não). Em um piano acústico temos uma região, entre a suspensão completa, e o abafamento. Esta região pode ser utilizada pelo pianista em algumas obras, em especial, em algumas sonatas de Beethoven, onde a suspensão completa deixaria alguns trechos embolados.

Para que isto seja possível, o piano deve possuir esta capacidade. Portanto, vale a pena conferir o manual, e ter certeza que a função está disponível antes de adquirir o instrumento.


DDE e Harmônicos

Basicamente, o DDE, é o nome dado pela Yamaha para a capacidade de processar os Harmônicos, em seu Hardware. Os pianos de entrada de linha da Yamaha não possuem essa capacidade.

Ao precionar uma tecla no piano, um martelo "bate" em uma corda, e esta vibra, criando assim o som que escutamos. Estas vibrações percorrem toda a arpa do piano. Sendo assim, não escutamos apenas as frequências que formam a nota, mas também toda uma gama de frequências. Estas, seriam as frequencias harmônicas.

As frequencias harmônicas básicas estão presentes em todos os modelos, pois são elas que definem o som do instrumento. Porém, ao precionar o pedal de Sustein em um piano, aparecem mais harmônicos, pois todas as demais cordas do piano vibram junto com a corda, cuja tecla foi pressionada, deixando assim, um som mais encorpado. Além deste efeito, existe um segundo efeito mais sutil, chamado "freqüência de ressonância". Esta também deve estar presente nos pianos digitais mais caros. Trata-se de uma freqüência a qual o piano responde, ou ainda, uma freqüência a qual todo o piano irá "vibrar junto". Isto varia de instrumento para instrumento, e tem a ver com o material que ele é feito, desde a madeira, à liga metálica que compõe a arpa.

Desta forma, o DDE, seria uma amostra destes harmônicos, que gera uma maior profundidade no som, quando o Sustein é precionado. É um efeito interessante, que aumenta sensivelmente a qualidade final do que você ouve, deixando o som mais belo e realista.


Anterior: Pianos Digitais - Parte 2 - Sampler
Proxima Parte: Pianos Digitais - Parte 4 - A hora da escolha

4 comentários:

  1. muito bom,esclareceu minhas duvidas!

    ResponderExcluir
  2. Tb .. coincidência ... Eng (a mesma) E Piano .. Rs.
    Os mesmos compositores tb .. Bach , Debussy ... curte os Russos ? rs

    Quais teus contatos cara? procurei pelo blog e não achei.. Deixa email e tals por ai.
    Até+

    ResponderExcluir
  3. Quero comprar um piano, estou na duvida gosto do korg lp 380 o som amplificado de 22w x2 é muito nítido assim como o peso das tclas e a ação de martelo 3.. O alto falante é embaixo parece muito real, vi uns lançamentos da casio mas sem potencia de som, to na dúvida, não vi da yamaha mas disponho de uns 7 mil pra comprar um. Me ajudemmm! Tbm ñ sei a diferença de martelo 2 e 3, o korg tem 120 de polifonia me parece bom.. Não sei to perdido..

    ResponderExcluir