Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Concerto OSPA 2011 - Novo Hamburgo


Na última terça-feira, dia 14 de junho de 2011, ocorreu um concerto da OSPA em Novo Hamburgo, que estava previsto em sua tourné pelas cidades do interior do estado (leia-se interior, qualquer cidade que não seja a capital hehe). A OSPA, todos os anos faz uma série de concertos pelo estado, afim de contribuir para  democratização da cultura e da música erudita, são diversos concertos efetuados neste molde, com reportório que mescla obras que já caíram no gosto popular, com obras desconhecidas da maioria da população.

Quem quiser verificar a agenda da Orquestra Sinfonia de Porto Alegre, pode acessar o link abaixo:

Programação OSPA 2011

Vale a pena conferir. Por hora, estão lançados apenas os concertos oficiais, e aqueles que devem ocorrer no salão de atos da UFRGS, que atualmente é o palco "oficial" da Sinfônica. 


Na realidade eu e minha esposa não planejávamos ir a este concerto devido a sua localização. Normalmente a OSPA apresenta-se na Catedral da Igreja Católica do Centro (Matriz), cujo espaço comporta confortavelmente a Sinfônica e um grande público, além de possuir uma ótima acústica para este tipo de evento, porém, desta vez o concerto foi em um dos bairros, o que dificultava o deslocamento para quem não possui veículo próprio.

Felizmente, durante o ensaio do Coral, a esposa do Pastor Edgar, comentou que eles estavam querendo "fugir mais cedo" do coral para assistir ao concerto, e sabendo que nos interessávamos por estes concertos, convidou-nos para ir junto. É claro que esquecemos o cançasso do dia corrido de trabalho, e prontamente aceitamos o convite.

Infelizmente, por não ter me programado para ir ao concerto, não possuía câmera digital comigo para tirar fotos e gravar a apresentação. Então, teremos de nos contentar com a gravação de qualidade pífia do meu celular xing ling.



O Concerto

O concerto teve início as 20:30, como programado. Infelizmente chegamos atrasados, devido ao ensaio do coral. Quando chegamos, estavam terminando a Abertura das Bodas de Figaro. Infelizmente não consegui escutar a execução desta obra.



Este ano, fomos brindados com o repertório abaixo:

  • Abertura das Bodas de Figaro - Mozart
  • Sonho de uma noite de verão - Mendelssohn
  • Sinfonia n° 5 - Schubert



A regência esteve a cargo do Maestro Garcia, considerado um grande Maestro latino-americano, que está fazendo uma breve tourné com a OSPA.
Sua regência mostrou-se magnífica e ao mesmo tempo irreverente. Fazia algum tempo que não via um Maestro neste estilo, alguns momentos ele parecia "brincar" com a orquestra e as obras.

Assistir a apresentação de uma orquestra Sinfônica do nível da OSPA é sempre magnífico. Dificilmente acaba-se saindo decepcionado, pois a qualidade dos maestros convidados (e dos maestros titulares da orquestra) bem como do corpo de músicos é muito grande, e isto com certeza transparece na execução.


Segue o vídeo, como informei, gravado do meu celular:




OBS: A gravação foi efetuada ao final do concerto. A plateia solicitou a re-execução da Marcha Nupcial (Sonho de uma noite de verão - 4º Movimento). Esta execução foi "resumida", a orquestra não executou as repetições que existem na partitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário