Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

terça-feira, 12 de junho de 2012

Concertos Comunitários Zaffari - 25 anos

Este último domingo, a população Hamburguense foi brindada com mais uma edição do Concertos Comunitários, evento patrocinado, grande parte,  pela Companhia Zaffari Bourbom e PUC-RS.




Basicamente trata-se de um concerto com repertório variado, mesclando música erudita com popular, inclusive fazendo algumas releituras de obras eruditas consagradas, de forma apresenta-las de uma maneira mais acessível ao público em geral.

Este ano, a parceria entre a PUC-RS e a companhia Zaffari completa 25 anos, sendo que a cada ano são inseridas novas atrações no concerto, de forma a deixar o repertório mais acessível. Este ano, foram apresentados alguns movimentos da Opera Tosca de Puccini, o primeiro movimento do Concerto para Piano e Orquestra de Tchaikovsky, lado a lado com obras populares de Ary Barroso, onde tivemos inclusive a participação de uma escola de samba.

Escola de samba Imperadores junta à Filarmônica PUC-RS



Regência

Já faz mais de um ano que o Márcio Buzatto assumiu a regência da filarmônica da PUC-RS, ano passado quando estiveram em Novo Hamburgo, faziam poucos meses que o maestro havia assumido a orquestra, mas ainda assim gostei do seu trabalho. Este ano, já fica mais evidente seu estilo e sua forma de condução, inclusive podemos notar que sua expressão frente a orquestra teve uma mudança perceptível, melhorando a resposta da orquestra e do coral. É muito interessante acompanhar a evolução do maestro, uma vez que conduzir uma grande filarmônica é uma experiência diferente do que conduzir corais (mesmo grandes) e orquestras de câmara. Deixo aqui meus parabéns ao Maestro por sua desenvoltura e principalmente versatibilidade. Espero em breve poder assistir algum dos concertos oficiais da PUC-RS, com repertório mais "erudito".


Repertório

Fiquei muito satisfeito em escutar o Concerto n°1 para Piano e Orquestra de Tchaikovsky, principalmente com Olinda Alessandrini ao piano. A obra foi muito bem executada, e para mim foi o ponto alto do concerto.

Olinda Alessandrini ao Piano

Também gostei das "areas" executadas da Opera Tosca de Puccini. Normalmente eles executam alguns trechos de Operas,  e se não me falha a memória, no ano passado foi executada a mesma Opera.

Agora, para deleite de todos, abaixo alguns vídeos com exclusividade.



Abertura - Tema 9ª Sinfonia de Beethoven

Este vídeo com certeza desagradará muitos apreciadores de música Erudita. Eu particularmente achei que "não precisava". O quarto movimento da 9ª Sinfonia é perfeito por si só, acho desnecessário releituras do mesmo. Talvez seria interessante eles tocarem todo o quarto movimento em algum concerto comunitário, com certeza o público iria adorar.





Les Sylphides

Trata-se de um ballet, escrito  por Serguei Diaguilev, que utiliza temas de obras de Chopin. No concerto foi exibido a parte referente a Valsa Op 64 n2 de Chopin.





Concerto n° 1 para piano e orquestra - Tchaikovsky

E por último, a obra que ganhou a noite, o concerto n°1 para piano e orquestra de Tchaikovsky, com Olinda Alessandrini ao piano, magnificamente interpretado.




Avisos:
Estes vídeos não estão liberados para localização pelo YouTube, devido a motivos que irei comentar num próximo post. Portanto, só podem ser visualizados por aqui.

Os vídeos foram gravados com uma Fuji F550EXR, e todos estão em HD, e podem ser visto em tela cheia (sugiro que selecionem na configuração, para exibir em 720p).



Nenhum comentário:

Postar um comentário