Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O Cravo Bem Temperado

O cravo bem temperado foi escrito originalmente em 1722 por Johann Sebastian Bach, contendo 24 prelúdios e fugas que contemplavam todos os 24 tons existentes. Em 1744 Bach compilou um segundo livro, também contendo 24 prelúdios e fugas, desta forma, os livros passaram a ser chamados de "O Cravo bem temperado, Volume I e Volume II".

Fuga em Lá Bemol - CBT Vol II
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:DwtkII-as-dur-fuga.jpg

Tonalidades e ordem lógica

Existe uma ordem lógica na escolha das tonalidades de cada prelúdio e fuga. Bach seguiu uma sequência cromática para a escolha das tonalidades de composição das obras. Desta forma, a primeira dupla de prelúdio e fuga está em Dó Maior, a segunda dupla, Dó Menor, a terceira, Dó Sustenido Maior, a quarta, Dó Sustenido Menor, e assim sucessivamente.

O Cravo Bem Temperado é considerada a primeira compilação de peças plenamente acabadas, sendo assim fruto de estudo e inspiração para diversos outros compositores, e propiciando o desenvolvimento musical.


O nome "O Cravo Bem Temperado"

Este nome não foi escolhido ao acaso. Como mencionado anteriormente, O Cravo Bem Temperado é a primeira coleção de obras plenamente acabadas já publicadas, para o sistema o tonal temperado. Estas obras possuem grande densidade harmônica, passando por diversas tonalidades e contendo uma complexidade impar, nunca antes encontrada em obras deste tipo.

Bach, era um verdadeiro mestre do contra-ponto, conseguindo criar grandes sequências de modulações tonais, direcionando a música para uma resolução e ao retorno à tonalidade original. Esta característica ímpar fez com que esta coleção de obras fosse tão importante, apesar de ter sido esquecida entre a transição entre os períodos Barroco e Clássico da música, sendo "redescoberta"  por grandes compositores como Haydn, Mozart e Beethoven.

Desta forma, o nome "O Cravo Bem Temperado" possui ligação direta com o estilo de afinação "temperada" que vinha sendo discutido e começava a ser adotado. Bach, foi um dos primeiros grandes compositores a adotar e dominar este novo método que propiciou o desenvolvimento de suas obras.

Sem o sistema Tonal Temperado, torna-se inviável o desenvolvimento de grandes modulações nas peças musicais. Ao escrever os 24 prelúdios e fugas d'O Cravo Bem Temperado, Bach demonstrou a viabilidade deste novo sistema, e mais do que isto, demonstrou as capacidades deste sistema ao criar obras com grande densidade harmônica.




Abaixo, pode-se conferir minhas gravações para algumas obras do CBT:


5 comentários: