Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Quando iniciar o ensino de música? - Parte 1

Muitos pais, avós e parentes de crianças já vieram me perguntar, qual a idade ideal para que a criança comece a aprender música. As dúvidas são das mais variadas, desde se "é necessário ser alfabetizada para aprender música" até a questão do melhor método de ensino a ser empregado.

A primeira pergunta que faço é a seguinte:
- Qual o motivo que os levou a fazer este questionamento?

Ou seja, precisamos primeiro entender qual a in tenção por trás desta pergunta, e o que moveu a pessoa a realiza-la. Obviamente a resposta é muito simples: Desejam colocar uma criança nas aulas de música.


Motivos e a idade, devem andar juntos

O fato é que não existe uma idade ideal para começar o ensino musical. Existem doutores em música que defendem o ensino "tardio" como ideal, e outros que defendem o ensino ainda quando jovem. Cada um possuí seus prós e contras:


  • Ensino "tardio": Da oportunidade para que a criança escolha o instrumento que deseja estudar. Ela também irá estudar por conta própria, desenvolvendo por si mesma o desejo pelo aprendizado. Normalmente crianças nesta situação demonstram uma evolução muito rápida e pegam amor ao instrumento de uma forma mais natural. Aqui também devemos incluir pessoas já adultas que aprendem algum instrumento, e não necessariamente irão seguir carreira musical.

  • Ensino quando criança: É sabido que a maioria dos grandes mestres da música e grandes interpretes iniciaram seus estudos entre os 4 e 8 anos de idade. Iniciar o ensino de música nesta idade, aproveita o período em que a mente da criança está mais aberta ao aprendizado. É como uma esponja, pronta para absorver qualquer coisa nova que lhe for apresentada. 

Assim, ficamos em uma encruzilhada. Qual é a hora certa? Quais os motivos? Espero que ao final destes artigos, possa ajudar muitos a encontrar estas respostas. Mas antes de proceguir, deem uma lida no artigo abaixo:

2 comentários:

  1. boa noite,eu me inscrevi na cada de música para tocar piano na minha cidade..Já tenho essa ideia a um tempo, mas agora eu não sei se tenho uma idade boa para começar a aprender...tenho quase 25 anos..Eu tocava flauta doce na 5° e na 6° série e entrei para a banda da escola no ensino médio, tocava lira..mas só por Alguns meses...
    Gostaria da opinião de Alguém q tem experiência..rs
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Aline. Obrigado pelo comentário!

      Justamente irei abordar isto nas próximas partes deste artigo, como estou em férias não terminei os artigos.

      Mas, o que posso dizer é que nunca é tarde para aprender música. Existem pianistas que aprenderam "tardiamente"e ainda conseguiram se destacar, mas creio que você queira aprender mais para realização pessoal, assim como eu. Desta forma, apoio sua decisão, e mesmo que alguém diga que já passou a idade, continue. Deves fazer pelo prazer de aprender, e vais conceguir chegar la!

      NUNCA é tarde para música. No projeto de música que participo e dou aula de teclados, tem senhoras com 50 e 60 anos aprendendo flauta, e yuma delas agora quer aprender teclado! Acho isto muito bom!

      Excluir