Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

quinta-feira, 14 de março de 2013

Andamento dos estudos


Pois bem, já faz um bom tempo desde a última vez que relatei o andamento de meus estudos pianísticos. Isto ocorre pelo fato de estar com pouco tempo para manter o blog e mesmo para estudar. Desde o último ano tenho dedicado mais tempo a universidade afim de concluir a Engenharia Eletrônica o mais rápido possível, e se tudo der certo serão apenas mais 3 semestres!




Pois bem, os estudos não pararam, apenas diminuíram de intensidade, e isto acaba por mudar a forma de organização e também o rendimento. Hoje meus estudos estão organizados de duas formas distintas, que explico abaixo.


Durante o semestre

Durante o semestre letivo, o "bixo pega". Preciso dar conta das 6 ou 7 cadeiras da faculdade, trabalho, aulas de música e claro, existe vida pessoal! Para que o estudo de música não fique complemente de lado, organizei-me para estudar de 20 a 30 minutos por dia, todas as manhãs.

O estudo técnico, infelizmente fica defasado, não é possível estudar obras mais complexas, mas é possível trabalhar leitura de notas, arranjamento e alguma coisa de técnica com escalas e arpeggios. Neste caso, sonatinas e sonatas mais simples são ideais, algum bach a duas ou três vozes também é interessante.

Para conseguir render, tenho seccionado o estudo em partes , assim, a cada dia avanço alguns compassos, e no final trabalho o todo. Neste método consegui estudar a invenção nº9 de Bach, e estou estudando a Sonata nº2 de Mozart (em dó maior, conhecida como Sonata Facile). Espero em breve gravar estas obras.


Finais de semana

Nos finais de semana faço um apanhado geral e reviso o repertório. Infelizmente apenas os finais de semana não conseguem suprir as necessidade de estudo técnico, desta forma as obras mais complexas que possuo em repertório, como a Op66, Op 40 n1 de Chopin e a Sonata n10 de Beethoven, acabam por perder fluência, mas ao menos as notas continuam vivas na mente, bastando apenas intensificar o estudo destas obras para deixalas prontas para algum concerto.


Período de Férias

No período de férias aproveito para avançar tecnicamente e estudar obras mais complexas e trabalhosas, pois justamente, sem ter a universidade a noite, é possível organizar melhor os estudos de forma a render. Foram nestes  períodos que concluí a Sonata n10 de Beethoven e as obras mais complexas de Chopin que estão hoje em meu repertório.


Problemas


Nem tudo são flores, ainda estou empacado no estudo Op 10 n12 de Chopin. Por si só, este estudo já é bem exigente, com a falta de tempo e constância nos estudos, torna-se dificílimo concluí-lo de forma decente. Antes de viajar nas férias de verão, estava com esta obra 90% acabada, faltando apenas melhorias na interpretação e corrigir alguns trechos específicos, após 3 semanas longe do piano, todos os problemas voltaram a obra não era mais fluente. Ou seja, começo a perceber que para atingir um patamar maior, será necessário mais tempo de estudo aliado a dedicação, tempo este, que anda cada vez mais escasso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário