Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Concerto no seminário







Conforme postado anteriormente (aqui), efetuei um recital de piano no seminário Concórdia na última sexta-feira. Já planejava um retorno aos recitais a algum tempo, mas nenhuma possibilidade real ainda havia me sido apresentada, até que o prof. Me. Raul Blum fez-me o convite para este evento, no dia 23 de agosto de 2013.

O último recital de maior importância que realizei ocorreu em 2005 na fundação Scheffel (conforme relatado aqui), ou seja, já faziam 8 anos que não subia ao palco para realização de um recital solo com repertório amplo e relativamente longo. Os nervos estavam a flor da pele, pois tudo é diferente de 2005, as circunstâncias são outras e o tempo disponível para preparo e reduzido.


O Preparo

O preparo para o recital foi lento e gradual, mas realmente teve seu início com a escolha do repertório em junho de 2013. Metade do repertório escolhido já havia sido estudado, como as obras de Chopin e o primeiro
Programa do recital
movimento das sonatas de Mozart e Beethoven, sendo necessário apenas suas revisões.

Porém, no repertório constavam alguns pequenos desafios, obras que não estou muito habituado a executar, como o compositor moderno Debussy, Mozart e Bach. Destes compositores, foram escolhidas as obras "Le Petit Nègre", "Sonata Facie" e o "Prelúdio e Fuga n2 do Cravo bem temperado Volume 1", respectivamente.

A única obra mais "simples", pode ser considerada a Sonata Facile, de Mozart, porém, sua interpretação possui armadilhas (como já comentado neste post). As demais obras possuem um certo nível de dificuldade, sendo que o Cravo Bem Temperado não pode ser considerado acessível.

Basicamente, sou mais acostumado (e prefiro) a executar repertório romântico. Desta forma, este repertório não só foi de difícil estudo (pois eu sempre tendo a romanceá-lo demais) como foi um grande desafio, que ajudaria a abrir mais meu entendimento de música e ampliar fronteiras.


Tempo

O tempo disponível para estudo foi muito escasso. Com faculdade e trabalho, muitos problemas para serem resolvidos, além de problemas de saúde que deixaram-me acamado durante alguns dias do mês de julho, a única opção era concluir 70% das músicas durante o período de férias. Ou seja, apenas duas semanas antes do recital.

Para um pianista experiente, duas semanas é mais que o necessário para preparar o repertório de um recital de uma hora, porém, para alguém que não vive de música e não possui a pratica cotidiana, torna-se uma tarefa complicada e um grande desafio.


O Recital




 Após passadas as duas semanas de estudo, possuia todas as músicas devidamente prontas. Em casa conseguia executar todas as obras, em sequência, sem qualquer erro. Inclusive, efetuei as gravações publicadas no dia 25 de agosto. 


 O concerto, no geral, me pareceu bom. As interpretações das obras foram satisfatórias, e apesar dos erros devido ao nervosismo, o publico pareceu ter gostado da apresentação. Muitas fotos e cumprimentos por parte de estudantes da faculdade de teologia, e perguntas de como conseguia conciliar faculdade, trabalho e música de tal nível ocorreram após a conclusão do recital.




Agradeço a todos pela oportunidade e pela ótima plateia, que apesar do frio e da chuva, compareceu em um bom número. Não poderia deixar de salientar a boa educação da plateia, que ao contrário do que vemos em outros concertos e recitais, não aplaudiu entre os movimentos das sonatas ou durante pausas longas e fermatas do repertório romântico! Não é todo o dia que vemos uma plateia como esta!


Gravações do recital

 Mais uma vez estávamos sem a FZ40, portanto utilizamos minha câmera, que não possui boa qualidade de gravação. A imagem fica muito escura, e o som não possui profundidade (você perde um pouco a noção de dinâmicas, pois ela tende a normalizar o som), além de ser muito metalizado.


Mas, algumas ficaram a contento. Tirando os erros por esbarro, devido ao nervosismo vocês podem conferir o resultado de algumas execuções abaixo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário