Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Pensamento - Você viu esta música?

"Você viu essa música?"

Muitos de nós já utilizaram esta expressão, e sempre tem alguém de prontidão para responder: "Música não se vê, se escuta"!

Estudando ondulatória (física) para compor um capítulo do meu TCC, percebi que tudo no mundo gira em torno de oscilações, ondas de todos os tipos. A luz, é uma onda, que ora comporta-se como partícula, ora como onda segundo a equação de Maxwell.

O som, é um onda, que também se comporta segundo a mesma equação, e o mesmo vale para sinais eletromagnéticos. No fim, tudo aquilo que percebemos oscila de alguma forma, variando em sua frequência e complexidade, tudo se transforma em uma série cossenoidal.
Ao estudar a formação dos timbres sonoros vi isto diretamente. Infinitas harmônicas, com amplitudes variadas se unem para formar um timbre característico, que acabamos por escutar e identificar.

Agora o mais interessante é que a luz também comporta-se desta forma. Oras, ela até tem frequência, um comprimento de onda, um período... A diferença é que nossos sentidos foram ajustados para perceber diferentes tipos e frequências de oscilação em diferentes "instrumentos". Nossos ouvidos captam oscilações mecânicas, de pressão, que variam dos 20Hz até 20Khz, enquanto nossos olhos percebem oscilações do espectro eletromagnético. Mas no fim, tudo são oscilações!!!

Então me parece que "ver uma música" não é algo tão estranho, inclusive existem casos de pessoas com uma rara condição chamada "sinestesia", onde as regiões do cérebro que interpretam audição e visão meio que se misturam, fazendo com que literalmente as pessoas com esta condição visualizem o som.

A conclusão que chego é que, ver ou ouvir, depende apenas de uma definição que nós "plastificamos". Talvez as frequências e perturbações oscilatórias que eu percebo como audição, podem ser percebidas como visão por outro ser vivo!

Pensem nisso =)

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Josias! Gostaria de parabenizá-lo pelo blog, como estudante de música e do piano, os seus textos e dicas tem me edificado bastante. Obrigado e parabéns! Abraços

    ResponderExcluir