Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

segunda-feira, 29 de julho de 2013

História e uma breve análise de Le Petit Négre de Claude Debussy

Clude Debussy, foi um grande músico e compositor francês,nascido em 22 de agosto de 1862, tendo falecido em 25 de março de 1918.

Sua obra é pouco acessível, sendo complexa devido a sua densidade tonal e caráter inovador para a época, tendo ligação direta com o movimento impressionista. É comum o uso de cromatismo e figuras para demonstrar algum fenômeno, como por exemplo, a chuva caindo ou uma tempestade. Debussy também decidiu não ater-se ao método clássico de composição, desta forma temos obras cuja harmonia soa um tanto aleatória, e o aparecimento de cromatismos constantes com cadências pouco usuais na época.


Le Petit Nègre - The Litle Nigar - O Pequeno Negro

Esta obra foi composta em 1909, sua tonalidade é Dó Maior, porém, sendo uma obra impressionista moderna, sua tonalidade pouco diz respeito acerca da música.

Não existem muitas informações acerca da obra, sabe-se que foi escrita pouco após Debussy compor "golliwogs-cakewalk", uma coleção de pequenas composições simples para piano, dedicadas a sua filha. Alguns acreditam que "Le Petit Nègre" deveria fazer parte deste conjunto de composições, devido a sua similaridade com as demais obras.

Podemos perceber nesta peça muitas características modernas e impressionistas, como um a melodia granular e ritmada, que se perde e se mistura a cadência cromática, até tornar-se indistinguível. Após a cadência cromática, uma nova melodia é introduzida, esta mais clara, que leva a música novamente a uma melodia granular ritmada.

Em termos técnicos, trata-se de uma obra simples, apresentando dificuldade apenas em sua cadência cromática, que deve ser leve, e ao mesmo tempo misturar-se a melodia gradualmente afim de denotar as características próprias do período.

Abaixo, minha gravação para esta obra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário