Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Retornando aos estudos (novamente)

Esta é a vida de quem não segue a música profissionalmente. Por mais que você tenha paixão pela música, ela não pode ficar em primeiro plano. Sua carreira profissional, estudos e família acabam falando mais alto e por vezes você se afasta do estudo contínuo que um instrumentista necessita para manter repertório e técnica.

Este foi, novamente, o meu caso. Devido a dedicação necessária para o desenvolvimento do Trabalho  de Conclusão de Curso (TCC) de Engenharia Eletrônica, acabei afastando-me do estudo continuo do piano. Desta forma, após seis meses afastado, retorno aos estudos.


Estado técnico atual

Obviamente, houve degradação no nível técnico, porém algo que percebi é que as músicas estudas até então continuam na memória, sendo necessário apenas uma breve revisão. O grande problema neste ponto, reside justamente no nível técnico necessário para execução de determinadas obras.

Apesar de lembrar-me das notas da Fantasie-Impromptu (Chopin), por exemplo, ou do estudo Op 10 n12 (Chopin), estas obras acabam sendo executadas com engasgos e muitas  passagens saem com de forma "atravancada", sem a leveza e clareza necessária para o devido entendimento da obra.

Desta forma, devo retomar o estudo técnico antes de voltar ao repertório. Isto significa, retornar ao estudo de escalas, arpeggios e o velho conhecido Hanon, de forma a devolver a agilidade e resistência aos dedos e musculatura, que não foram exigidos nos últimos seis meses ou mais.


Rotina de estudo

A rotina de estudo inicialmente será simples. Pretendo focar apenas no estudo técnico, com escalas, arpeggios e o Hanon. Durante esta primeira semana, este será o meu uso do piano. Ao final de semana, após esta maratona de estudos técnicos, pretendo realizar uma auto-avaliação, verificando a possibilidade de retomar o estudo de repertório. Somente neste momento, poderei escolher quais obras serão estudadas ou revisadas.

2 comentários:

  1. Estou vivendo isso... com a diferença de que fiquei mais tempo afastada e agora parece uma eternidade pra voltar ao ponto onde eu estava...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada pessoa tem uma curva de aprendizado. O meu caso foi relativamente rápido pois de vez em quando acabava tocando alguma coisa, mesmo que em estilo mais popular. Isto fez com que não perdesse completamente a motricidade necessária!

      Mas a dica é focar muito em estudo técnico agora no começo, neste retorno, e perseverar.

      Excluir