Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

domingo, 1 de maio de 2016

Desenhos antigos e a música Erudita



Quem cresceu nos anos 80 e 90 deve ter assistido muito os desenhos do Pica-Pau, Pernalonga e Tom e Jerry. O fato é que estes desenhos foram produzidos em uma época que não existia esta onda de "politicamento correto" que nos cerca. Os desenhos muitas vezes eram recheados de violência gratuita, quando um gato persegue um rato e o enche de pancadas, ou mesmo conotação sexual, quando o coelho se veste de mulher para enganar o Eufrazino.

Mas uma coisa temos de concordar, os desenhos daquela época eram engraçados e divertidos a beça. Mas muito mais que isso, devo a eles o "despertar para musica erudita". Produtores em geral, e pessoas ligadas diretamente a produção das animações eram ouvintes de música erudita, e muitas vezes, apaixonados. Estes, por vezes levaram a música as animações, não só como trilha sonora de fundo, mas também em episódios especiais que vinham a homenagear algum grande compositor.

Foram episódios como estes que me fizeram enxergar um mundo novo da música, até então desconhecido. Em uma época que a internet começava a se popularizar no Brasil (olá conexões discadas), foi quando consegui descobrir o nome das músicas e fazer o download das primeiras MP3.

Hoje em dia, as crianças não tem mais esta sorte. Os desenhos modernos, ao meu ver, não instigam a curiosidade da criança para este mundo da música. Fomos acostumados a assistir Pica-Pau, Pernalonga, Tom e Jerry e tantos outros com trilha sonora erudita, passando por grandes compositores como Strauss, Chopin, Bach, Liszt, Mozart. Quem não lembra do episódio em que Tom "aprende valsa em 6 lições", com Johann Strauss? 

E episódios como o de Tom e Jerry, em que Jerry morava dentro do Piano (e tom executa a Rhapsodia Hungara n2)? Ou então, este que é um dos meus preferidos: "Pica-Pau Momentos Musicais de Chopin"? 


São inúmeros os episódios destes desenhos que fazem homenagens aos grandes compositores. Pica-Pau mesmo possui diversos episódios especiais, e muitos outros que fazem um uso extensivo de música erudita. Pernalonga também possuí muitos episódios, onde ele caracteriza desde um pianista executando Liszt até um Maestro regendo orquestra. E não devemos esquecer de Tom e Jerry, que fazia uso intenso de Mozart e Chopin em sua trilha sonora.



E hoje em dia, o que os desenhos utilizam? Musica eletrônica composta apenas para o desenho, muitas vezes de qualidade pífia, ou ainda, sequer utilizam música, limitando-se apenas a sonoplastia necessária para a animação.

O que eu digo disto, caro leitor? É hora de comprar coletâneas dos antigos desenhos para seus filhos e sobrinhos.

2 comentários:

  1. Bem observado! Eu também gostava muito das músicas desses desenhos antigos. Posso dizer que também me despertou para a música erudita, de certa forma.

    ResponderExcluir
  2. Bem observado! Eu também gostava muito das músicas desses desenhos antigos. Posso dizer que também me despertou para a música erudita, de certa forma.

    ResponderExcluir