Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Visitação a capela da UniLasalle Canoas - Parte 3


Continuando o relato da visitação a capela da UniLasalle, neste post irei colocar fotos comentadas sobre os demais instrumentos presentes na capela.

Abaixo, podemos ver um pequeno órgão de tubos, construído pelo organeiro Siegfried Schürle, um dos organieros mais respeitados de seu tempo. O pequeno órgão é uma joia, que o Ir. Renato Koch cuida com muito carinho. O mesmo também foi restaurado recentemente, e encontra-se perfeitamente funcional.


"Assinatura" do organeiro responsável pela fabricação do órgão



Abaixo, podemos ver uma foto interna do pequeno órgão. Antigamente este órgão era "impulsionado" por "força humana". Ele possui dois pedais, que o organista deve "pedalar" afim de encher os foles, muito semelhante a um harmônio. Era uma verdadeira ginástica tocar uma missa num órgão destes. O Ir. Renato, por sua vez, adaptou um pequeno compressor ao órgão, para dar uma folga ao organista, mas aqueles que ainda querem sentir como era a 100 anos atrás, podem pedir a Ir. Renato que basta ele mudar a posição de uma válvula que os pedais voltam a funcionar no lugar do compressor. Particularmente, eu não tenho curiosidade de experimentar hehehe (e viva a eletricidade)!


Na próxima foto, podemos ver o piano de cauda utilizado para concertos. Ele fica ao lado do altar e é movido para frente do mesmo quando ocorre algum concerto. O piano é fenomenal, tem um som muito belo e um toque preciso, apenas tive alguma dificuldade com ele devido ao peso de suas teclas, frente a muitos pianos de cauda, ele possui um peso incomum nas teclas, mas nada que possa prejudicar a performance de um bom pianista (o que não é bem o meu caso hehehe).

Foto do piano

Aqui podemos ver sua bela arpa. O piano foi todo restaurado
é possível ver que todos os feltros estão em perfeito estado.


Mais uma foto interna.

Aqui podemos ver algumas das cravelhas do piano.

Foto do "espelho", onde fica rubricada a marca do piano


Bom, não preciso dizer que não foi preciso falar duas vezes para mim sentar ao piano e experimenta-lo (risos). Se tem uma coisa que aprendi é, se não tomar a frente, vai ficar só olhando. E como eu não disponho de instrumentos como este todos os dias para estudo, rapidamente fui "brincar" nele.



Abaixo, um breve vídeo em que eu tento executar a Sonata Op 14 n2 de Beethoven (gravado apenas um pedacinho). Não reparem a quantidade de erros, não estou acostumado com teclados mais pesados como o deste piano, talvez com meia ou uma hora de estudo nele, conseguiria executar qualquer obra do meu repertório sem problemas, mas este não foi o caso, gravei este vídeo sem ter tido sequer um minuto para adaptação. Também ainda tenho que aprender a controlar um pouco mais os nervos quando tem mais pessoas em volta hehehe



Algo muito bom é que percebi as diferenças entre os instrumentos. No próximo post, vou colocar fotos de outros pianos que eles possuem no local. Cada um, com suas peculiaridades, uns mais "fáceis de adaptar-se" que outros. Ao todo, são  dois pianos de armário e dois pianos de cauda, sendo que o mais difícil de "adaptar-se" é justamente o piano utilizado para concertos.

Basicamente, para alguém que já estuda piano a um bom tempo, e possui um bom nível técnico, não é complicado adaptar-se a um piano mais pesado. Porém, como estive parado a um bom tempo minha musculatura perdeu grande parte de sua força, e um piano digital não ajuda muito a recupera-la, por ter um peso médio nas teclas abaixo do peso de muitos pianos por ai (e principalmente, não possibilita ajustes).

É claro que isto se resolve intensificando o estudo técnico. Mas falar para um estudante de Engenharia aumentar mais uma hora o tempo de estudo no piano, é pedir para ele se jogar pela janela. Realmente, após circuítos, física, eletrônica digital e etc, fica difícil encontrar tempo.

O que tenho feito é alguns exercícios no trabalho, com uma bolinha destas utilizadas em fisioterapia. Aperto a bolinha 10 vezes em cada mão, repetindo isso 3 vezes. Faço este exercícios 1 vez ao dia. Isto ajuda a fortalecer a musculatura. Este normalmente é um exercício passado para pessoas que estão recuperando-se de alguma lesão. Vejamos se isto vai ajudar alguma coisa!

2 comentários:

  1. Muito boa sua forma de escrever e também o blog,

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Cícero, que bom que gostou :)

    Se Deus quiser, nas próximas semanas a faculdade "me da uma folga" e será possível colocar o blog (e os estudos) em dia!!

    Vi que você é Engenheiro, então deve saber muito bem como é estudar engenharia :| hehe

    ResponderExcluir