Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Uma breve análise do Kontakt - Conclusão

Para finalizar esta breve analise do Kontakt para uso como Sampler de tempo real para piano, segue meu veredito, com base na analise de performance do software utilizando amostras gratuitas ou de avaliação.

A primeira parte do artigo, encontra-se no link abaixo:
Uma breve análise do Kontakt - Parte 1



Então, vale a pena?

Na minha opinião? Se você busca um som de Grand Piano perfeito, com sensibilidade apurada e precisa, com fortíssimos brilhantes e pianíssimos delicados, você precisará comprar um set de amostras com pelo menos 6 amostras por teclas (de preferência 6 amostras capturadas diretamente na corda e 6 amostras capturas do ambiente, sendo elas PPP, PP, P, F, FF e FFF).

O problema é que o Kontakt não possui rotinas para interpolação de sinais e filtragem. Desta forma, ao empilhar amostras, um ruído de fundo começa a aparecer que por vezes se torna chato, além de que, a depender do set de amostras você percebe perfeitamente a troca da amostra P pela F, por exemplo.

Cconforme já comentado anteriormente, isso ocorre pois o Kontakt aplica amplificação (aumenta/diminui o volume) com base no parâmetro velocity encaminhada pelo teclado (um parâmetro do protocolo MIDI). Este parâmetro indica a pressão/força aplicada sobre a tecla. Desta forma, quando você pressiona a tecla para obter algo entre o P e F, o software utiliza a amostra P e aumenta seu volume, dando a impressão de dinâmica.

O problema desta metodologia genérica, é que não é assim que as coisas funcionam no mundo real. No mundo real, quando uma corda recebe um ataque de maior força, esta vibra com mais intensidade salientando mais harmônicas, e inclusive, fazendo com que algumas harmônicas que antes não eram audíveis  passem a ser percebidas pelo ouvinte, mudando a assinatura daquela nota.

Por isto a necessidade de interpolação e até mesmo extrapolação. O sofware deveria rodar uma DFT entre as duas amostras, posicionar a relação de força e com base nisso, gerar uma nova amostra que seria um meio termo entre as duas, e somente após isto, amplificar.

É claro, a matemática empregada para este tipo de procedimento é complexa, consome muito recurso de hardware para ser feita em tempo real, e talvez não faça sentido para o uso fim do software (um sampler para uso geral).


Conclusão

Até agora o Kontakt é o melhor software sampler que encontrei, apresentando um excelente rendimento, porém, para uso profissional e alternativa ao hardware de um piano, ele não serve. Talvez com o uso de um set de amostras de maior qualidade, com mais amostras por tecla, estes problemas possam ser amenizado ou até mesmo sanados.

Com a quantidade certa de amostras por teclas, a necessidade de interpolação e demais "piruetas matemáticas" pode ser suplantada, e uma boa qualidade sonora pode ser atingida. Ainda vou buscar por um set de amostras melhor, e de repente, gravo alguns exemplos demonstrando o que tenho dito neste post.

Se vale a pena a compra do Kontakt? São 399 dólares, e você precisa das amostras. A não ser que você trabalhe com áudio e mixagem, não acho que vale o preço.

Abaixo, uma gravação de "Liebestraum no 3" de Liszt, efetuada com "Grandeur", um dos sets de piano da própria Kontakt, o que me faz pensar que realmente o problema é o set de exemplos.


3 comentários:

  1. Boa noite! Gostaria de aproveitar esse tópico para tirar uma dúvida. Estou me organizando para adquirir um piano digital. Porém tenho uma dúvida. Estudo piano (inclusive peças do repertório clássico). Para estudo o que seria mais recomendado: um controlador com "teclas de piano" e bons VST's ou um piano digital?

    Att,

    Grato,

    Levi Gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto eu n"ao consegui encontrar um set com a qualidade do som de um Yamaha ou Roland topo de linha, e francamente, acredito que nem encontrarei.

      Pense que este software é feito para funcionar com amostras gerais, e não apenas com piano, da mesma forma o teclado com teclas pesadas.
      .
      A mecânica de um Clavinova topo de linha ou um V-Piano da Roland esta anos luz a frente de um teclado padrão, simulando ação de martelos e retorno e dando maior precisão ao toque.
      .
      Se você tem dinheiro suficiente e pretende utilizar basicamente o som de piano, invista em um bom piano digital, que será mais proveitoso. A não ser que você queira fazer mixagem de som e utilizar mais amostras e etc..

      Espero que tenha ajudado! =)

      Excluir
    2. Muito obrigado pela resposta. Acompanho seu trabalho há algum tempo, muito sólido. Parabéns.
      Estive em dúvida, mas estava pensando nessa linha.
      O bom som de piano depende não só de boas amostras, mas de uma mecânica adequada.
      Muito obrigado, ajudou muito.
      Abraço

      Excluir