Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

segunda-feira, 5 de março de 2012

Heitor Villa-Lobos

Hoje, o Google homenageia o grande compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, com um doodle na página inicial do seu site (ao menos o .br, não sei como está o .com)




Obviamente não sou expert em história, mas lembro-me de, na época em que estudava piano, meu professor ter solicitado um estudo sobre este compositor, pois iria eu começar a executar algumas de suas cirandas.

Heitor Villa-Lobos, iniciou seus estudos ainda criança, utilizando um violocelo improvisado a partir de uma viola. Ele desenvolveu rapidamente um talento nato, e já estava executando obras em teatros, quando começou a interessar-se pela música popular como um todo. Foram os Chorões (pessoas que se reuniam para fazer serenatas) que despertaram este interesse em Villa-Lobos, que posteriormente veio a motivar-lhe à estudar os estilos musicais que permeiam o nosso país.

Neste ponto de sua vida, Villa-Lobos resolve fazer viagens pelo interior do Brasil afim de absorver as culturas locais. Este processo foi importantíssimo para o desenvolvimento de seu estilo, por sua vez único. Em sua época, infelizmente, ele foi mais uma vitima da crítica cega, que não conseguia enxergar além dos estilos formais já estabelecidos na Europa. Seu trabalho somente foi reconhecido após ser aplaudido pelos alemães em uma turné pela Europa durante execução suas famosas Bachianas.


As Bachianas Brasileiras


Villa-Lobos compôs inúmeras obras, que vão desde choros, cirandas a sinfonias. As obras mais conhecidas, são as Bachianas Brasileiras. A obra recebeu este nome devido a fusão dos estilo de Bach, com estilo musical brasileiro, dando origem assim a uma forma única, cuja intenção seria a construção de um "Concerto de Brandemburgo Brasileiro".


Abaixo, a Bachiana mais famosa de Villa-Lobos:




Heitor Villa-Lobos com certeza figura entre os maiores gênios da música Brasileira e mundial, e merece ser lembrado. Sua obra não deve ser esquecida, e precisamos relembra-la e renova-la a cada dia. Fico pensando o que este grande compositor (e outros brasileiros) pensariam se vissem (ouvissem) o estado da música em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário