Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Formação de acordes - Parte 3

Faz algum tempo, iniciei a criação de uma séria de pequenos artigos tratando sobre a formação básica de acordes, os quais podem conferir abaixo:


Agora, para finalizar esta primeira leva de artigos sobre o tema, falaremos da formação de acordes menores.


Recapitulando

Uma escala, é formada de oito graus, e destes, para construir acordes básicos, devemos lembrar ao menos de três deles:

  • 1° Grau - Tônica
  • 3° Grau - Mediante
  • 5° Grau - Dominante
Para maiores informações, visite a parte 2 da série de artigos


Acordes menores

Para formar um acorde menor, devemos formar um intervalo de terça menor (3ªm) entre a Tônica e a Mediante, e um intervalo de terça maior (3ªM) entre a Mediante e a Dominante. 


Assim, podemos resumir conforme abaixo:

  • Entre 1° (tônica) e 3° (mediante) graus, uma terça menor
  • Entre 3° (mediante) e 5° (dominante) graus, uma terça maior

Por exemplo:

Se formos montar um acorde de dó menor, pegaremos o  (tônica, nota que define o nome da escala/acorde), o mi bemol(mediante, fecha uma terça menor acima do dó) e o sol (dominante, fecha uma terça maior acima do mi bemol/mediante).
 Na imagem acima, podemos ver o acorde de dó menor plotado na pauta, e sinalizado no teclado. Conforme aprendemos na primeira parte do artigo, entre cada tecla (tecla preta também conta) temos meio tom (0.5t, 1/2t ou semitom). Sendo assim, entre o e o mi bemol, temos 1 tom e 1/2  (1,5 tons ou um tom e meio), e entre e o mi bemol e o sol, temos 2 tons . Também vimos que, terças com 1,5 tons são menores e terças com 2 tons são maiores.

Mais um exemplo:

Para formar o acorde de mi menor, pegamos o mi (tônica), o sol (mediante) e o si.





Observe que entre o mi e o sol , temos 1 tom e 1/2 (1,5 tons), e entre o sol sustenido e o si 2 tons, formando assim uma terça menor, e uma terça maior, respectivamente, que caracteriza um acorde menor.

Com isto, terminamos está primeira leva de artigos sobre formação de acordes. Estudando e entendo esta mecânica, qualquer pessoa pode ser capaz de formar grande parte dos acordes necessários para tocar músicas. Posteriormente, abordaremos os acordes diminutos e aumentados, e por fim os dissonantes (acordes com 4ª, 6ª e 7ª), que são muito utilizados na música popular.


4 comentários:

  1. Gostei, porém é preciso ter algum conhecimento prévio para melhor entendimento... Foi importante!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem feitos esses artigos. Bem explicados e ilustrados. O estudante realmente aprende eficientemente o conteúdo de forma clara. Didática excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Nelson. Espero que lhe seja útil!

      Excluir
    2. Sem dúvida Josias. Vc pode até se intitular de pianista desajeitado, que não deve ser, mas mestre totalmente eficiente!

      Excluir