Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Leitura de notas - A Batalha Parte: 4


Que minha leitura de notas é péssima, isto todo mundo sabe.

Atualmente, apenas consigo ler a primeira vista partituras simples para teclado, contendo apenas uma voz em curso. Quando aumentam o número de vozes em curso, a leitura começa a ficar difícil.

Devido a isto, tenho muita dificuldade para estudar novas músicas, e com certeza esta dificuldade tem feito com que perca muitas oportunidades, pois o tempo de aprendizado acaba sendo longo demais para que possa ser incluído em qualquer concerto ou atividade "de última de hora".

Conseguir aprontar uma peça nova é uma tarefa complexa, que tem início na correta leitura de suas notas, e sabemos que acertar as notas, é apenas o começo do estudo de uma música.



Focando-se na melhoria da leitura

Para corrigir este problema, minha orientadora me passou uma nova tarefa.

Nos próximos 4 meses, irei focar-me apenas na melhoria da leitura, fazendo exercícios diários para este fim. Todas as manhãs, deverei fazer um exercício de leitura a primeira vista, começando com músicas a duas vozes.

Ela indicou-me um livro com variações escritas por Mozart, porém ainda não tive tempo de adquiri-lo, portanto, para não ficar parado, estou utilizando o "Livro das invenções" de Bach, e cada dia lendo uma das invenções, bem devagar.

Inicialmente tem sido bem difícil, mas tenho conseguido. Lendo devagar, e retornando para corrigir os erros de leitura conforme eles aparecem, tenho conseguido ler a primeira vista uma invenção a cada vez. É obvio que a leitura é lenta, e não serviria para tocar a música para alguém, mas com o tempo a dificuldade deve ir sumindo e a leitura deve tornar-se mais fluída.

Irei relatando no blog como o trabalho vai se desenvolvendo, e vejamos quanto tempo levo para resolver de uma vez este problema!


Nenhum comentário:

Postar um comentário