Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Dispositivos Sampler - O que é um Sampler?

O Sampler é um equipamento que consegue gerar ou executar amostras de instrumentos musicais conforme a necessidade, com base em instruções e parâmetros passados pela console de comando (teclado). Ou seja, o Sampler pode ser simplesmente um equipamento com interface MIDI ligado a algum outro instrumento ou console que irá passar-lhe as informações de qual amostra deve ser executada e os demais parâmetros para sua correta execução.

Atualmente, este tipo de equipamento pode ser encontrado em duas formas distintas: Dentro de um instrumento digital específico, ou na forma de um Sampler dedicado. Como exemplo de instrumento digital que utiliza esta forma para gerar sons podem ser citados os Órgãos Digitais da marca Johannus, considerados atualmente os melhores órgãos com esta tecnologia no mercado, e como exemplo de Sampler dedicado, pode ser citado o AKAI MPC2000, um Sampler muito popular no ano 
de 1997.

AKAI MPC2000
Fonte: www.vintagesynth.com

Samplers e o mercado de instrumentos

Os Samplers dedicados tem perdido força no mercado com o advento da microeletrônica e de computadores mais poderosos. Estes equipamentos eram extremamente caros e complexos, utilizando chips DSP dedicados de extrema complexidade, sendo muitas vezes limitados pela quantidade de memória disponível. Este fato faz com que um Sampler como o AKAI MPC2000 não consiga executar determinadas amostras de piano por falta de memória para carregá-las, uma vez que um conjunto de amostras de um piano Steinway modelo D podem chegar a 2 GB. Com o tempo, os Samplers dedicados passaram a ser substituídos por computadores devido a praticidade.
Exemplo de uso do GrandOrgue
Fonte: http://sourceforge.net/projects/ourorgan/

Atualmente a maioria dos músicos e estúdios que fazem uso de técnicas digitais para composição de suas músicas, utilizam softwares específicos rodando em um computador pessoal.
Por outro lado, a aplicação do conceito de amostragem e execução de amostras passou a ser utilizado de forma ampla para a construção de instrumentos digitais que simulam instrumentos musicais reais, tais como órgãos e pianos digitais. A técnica de amostragem e execução controlada em loop possibilitou um incremento na qualidade destes instrumentos, tornando sua sonoridade indistinguível de um instrumento real. Um dos primeiros instrumentos a utilizar esta técnica foi o Synclavier, mesclando técnicas de sintetização com técnicas de amostragem para composição de sons de alta fidelidade, conforme relatado por Hugh Davies:


O primeiro instrumento que faz uso de amostras digitais apareceu por volta de 1971. Tratava-se de um órgão de igreja desenvolvido pela Allen Organ Company, na Pensilvânia. Da mesma forma que o Welte Lichtton-Orgel de 1930, eram gravados exemplos de todos os tubos que compunham um órgão, porém, neste caso os tubos foram transportados individualmente para a Pensilvânia. A Rocky Mount Instruments, uma subsidiária da Allen Organ Company desenvolveu uma abordagem com amostras de órgãos de tubos no portátil RMI Keyboard Computer, que tratava-se basicamente de um sintetizador polifônico com ondas carregadas por cartão perfurado. Este instrumento deu origem as primeiras versões do Fairlight CMI e do Synclavier, os primeiros instrumentos com capacidade de execução de amostras de instrumentos reais (DAVIES, 2014, tradução nossa).


Com o passar do tempo, novas tecnologias surgiram propiciando um novo aumento de qualidade sonora, tais como o método de amostragem PCM, que necessita de maior espaço de armazenamento. Desta forma, os fabricantes de instrumentos passam a utilizar o sistema PCM de amostragem, guardando as formas de onda em memória do tipo Read Only Memory (ROM) sendo acessada por um microprocessador de controle (DAVIES, 2000).

Durante a segunda metade da década de 80, surge uma nova classe de hardware Sampler. Fazendo uso de memória do tipo Random Access Memory (RAM), não só é possível carregar as amostras, como é possível sintetiza-las. Desta forma, surgem equipamentos com capacidade de sintetização e amostragem, chamados de resintetizadores (do inglês resynthesizers). Estes instrumentos geram seu som com base em amostras previamente tratadas e parametrizadas. Um dos primeiros fabricantes a utilizar esta técnica é a Roland, com seu sistema Linear Arithmetic Synthesis, que faz uso de sons sintetizados em PCM derivados de exemplos de instrumentos reais. Em 1991, 80% dos instrumentos sintetizadores já fazem uso desta técnica, tornando seu som praticamente indistinguível de um instrumento real, mesclando o melhor das duas técnicas (DAVIES, 2000).
Roland A90
 Um dos primeiros instrumentos "resintetizados"popularizado no mercado




CopyRight: Josias Diego Martins, 2014 - Todos os Direitos Reservados

Bibliografia:

DAVIES, Hugh. A History of Sampling. Disponível em <http://journals.cambridge.org/action/displayAbstract?fromPage=online&aid=49995>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário