Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Uma breve análise do Kontakt - Parte 1

Conforme já comentado neste post, nos últimos dias fiz uma busca por softwares Sampler com capacidade de execução em tempo real através de entrada/saída MIDI. A ideia básica é utilizar o excelente teclado/console do CLP230 em conjunto com um software Sampler e amostras de piano mais reais e de maior fidelidade.

Minha busca por softwares deste tipo levou ao Kontakt, software de grande procura e com uma base instalada relativamente grande.


Se você não sabe o que é um Sampler, aproveite e dê uma olhada neste post:
Pianos Digitais Parte 2 - O Sampler

O Kontakt

O Kontakt é um software Sampler comercial desenvolvido pela Native Instruments. Basicamente, a Native Instruments vive de venda de exemplos de instrumentos musicais, e este software é construído justamente para este mercado. Existe uma versão gratuita com limitação de tempo de execução, que já é suficiente para brincar e analisar o software.

Kontakt 5 com set de amostras "City Piano" carregada


Atualmente, em sua versão 5, o Kontakt já celebra 10 anos no mercado, e possui uma grande gama de exemplos de instrumentos, tanto gratuitos como pagos. O blog BigcatInstruments, possui uma grande variedade de sets de exemplos para Piano e instrumentos de teclado (Órgão, Piano e  Piano Elétrico) de boa qualidade, sendo a maioria dos sets de piano capturados de um Steinway modelo B.

Execução de amostras e a qualidade

Em se tratando de um software comercial e com 10 anos de mercado, acreditei que este apresentaria grande qualidade na execução das amostras. Realmente, dos software que testei inicialmente este foi o melhor, apresentando um delay tão pequeno que tornou-se imperceptível para a maioria dos sets de amostras que testei. A qualidade da execução é boa, mas esta diretamente ligada com a qualidade das amostras e quantidade de amostras presentes no set para cada tecla.

Este fato já era esperado, por se tratar de um software Sampler para uso geral, e não específico. Desta forma, este se atém apenas a execução das amostras mantendo qualidade unida a um delay baixo, sem realizar muito além da normalização e interpolação esperada para remoção de ruídos inerente a loops.

A execução e processamento de efeitos dinâmicos é efetuado de forma muito simples, baseado na amplificação (aumento do volume) da amostra, e a troca da amostra quando os sensores indicarem um "valor" dinâmico que ultrapasse um limiar pré-estabelecido.

Por exemplo: Você pressiona a tecla do piano para algo entre um Piano e Forte, o Kontakt apenas utiliza a amostra relacionada à "Piano" e da um acréscimo de "volume" de forma a manter a amplitude modular do sinal resultante menor do que o da próxima amostra (Forte, no caso).

Esta metodologia funciona bem, e é a adotada inclusive em pianos digitais de entrada (por isto a falta de fortíssimos e pianíssimos de qualidade em muitos pianos). Mas, como já venho falando em outros posts, isto é o mínimo que se espera para um piano digital de qualidade, e como a minha busca por software Sampler é justamente para apurar a qualidade, deixa a desejar.

Vale lembrar que existem amostras de diversos tipos e de qualidade diferenciadas. Desta forma, não posso simplesmente botar  a culpa no software. Efetuando testes com as amostras "Grandeur", foi possível perceber um grande acréscimo de qualidade, porém, a resposta a sensibilidade permaneceu exatamente a mesma que a de meu CLP230, não justificando o uso do Kontakt.


Próximo artigo: Uma breve análise do Kontakt - Conclusão

Nenhum comentário:

Postar um comentário