Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Formação de acordes - Parte 4 - Acordes Diminutos

A muito tempo atrás dei incio a uma sequência de artigos sobre a formação de acordes, tendo concluído as explicações sobre os acordes maiores e menores (e as "versões" sustenidas e bemois). Agora, dando continuidade nesta sequência de artigos, irei abordar os acordes diminutos e aumentados.

Antes de prosseguirmos, leia os artigos anteriores, pois serão necessários alguns conhecimento prévio para o pleno entendimento.


Acordes diminutos

O acorde diminuto é nada mais que um acorde "diminuído", por assim dizer. Sabemos que o acorde maior possui em sua configuração uma uma terça maior seguida de uma terça menor, e o acorde menor, uma terça menor seguida de uma terça maior.

O acorde diminuto, nada mais é que um acorde formado por duas terças menores.

Por exemplo

Se formos montar um acorde de dó diminuto, pegaremos o dó (tônica, nota que define o nome da escala/acorde), o mi bemol (fechando uma terça menor acima do dó) e o sol bemol (fechando uma terça menor acima do ré bemol).

 Na imagem acima, podemos ver o acorde de dó diminuto plotado na pauta, e sinalizado no teclado. Conforme aprendemos na primeira parte do artigo, entre cada tecla (tecla preta também conta) temos meio tom (0.5t, 1/2t ou semitom). Sendo assim, entre o dó e o mi bemoltemos 1 tom e 1/2  (1,5 tons ou um tom e meio), e entre e o mi bemol e o sol bemol, temos 1,5 tons novamente.

Mais um exemplo:

Para formar o acorde de mi diminuto, pegamos o mi (tônica), o sol (mediante) e o si bemol.

Observe que entre o mi e o sol , temos 1 tom e 1/2 (1,5 tons), e entre o sol  e o si bemol 1 tom e 1/2 novamente, formando assim uma terça menor seguido por mais uma terça menor, que caracteriza um acorde diminuto.

Próximo artigo: Formação de acordes - Parte 4 - Os acordes aumentados

Um comentário:

  1. Boa tarde! Sensacional tais explicações.!! Você poderia fazer mais um tópico abrangendo as Meio-Diminutas...
    Parabéns pelo excelente trabalho tanto musical quanto educacional ao propagar o conhecimento.

    ResponderExcluir