Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

segunda-feira, 9 de maio de 2011

E começa o frio!

O inverno vem chegando, e já está demonstrando o que é capaz.

Temperaturas de 13º C as 7h horas da manhã, e menos de 15º ao início da noite. Esta é a nossa rotina, aqui no sul do Brasil, no início deste inverno.

Não li nada a respeito, nem previsões do tempo para este inverno, pois apesar dos modelos matemáticos estarem cada vez mais precisos, ainda sou cético quanto ao funcionamento destas previsões, muitas vezes não conseguem nem acertar a previsão do dia seguinte, o que diria um período inteiro. Com as mudanças geológicas, desmatamento e etc, que vem ocorrendo, creio que os modelos precisam novamente serem refinados.

Pois bem, ao que me parece, este inverno vai ser muito frio, tendo em vista que existe uma "tradição", onde o "frio de rachar" sempre falha um ano. Se no ano passado não fez tanto frio, é possível que este ano o faça.

Para mim, frio combina com muitas coisas: Cinema, filme, cobertor, chocolate quente, namoro, romantismo, e é claro, Piano e Chopin ...

Todo o inverno é a mesma coisa, me vem a mente a cena de um piano, próximo a uma lareira, pois afinal, tocar piano em dias frios, abaixo dos 14º, é deveras complicado devido aos efeitos das baixas temperaturas sobre os músculos, nervos e vasos sanguíneos das mãos.


Tocando piano no frio.


Eu tive um professor que, tentava sempre fugir de concertos nos períodos mais frios do ano, pelo Sul do Brasil. Ele sempre conseguia acertar sua agenda para tocar em regiões mais quentes, ou no mínimo com calefação, justamente pela dificuldade que é tocar em dias muito frios.

Você tem duas escolhas:


  1. Tocar com bastante roupa, o que não fica muito prático devido a falta de mobilidade, além de não ser muito interessante frente a uma platéia.
  2. Tocar passando um pouco de frio. O que não é uma boa escolha, pois pode reduzir sua performance.

Alguns optam por uma terceira opção, não tocar, ou ainda exigir aquecimento no local.

É claro que, pianistas com anos de caminhada já chegaram em um nível técnico onde o frio não faz mais diferença. A perda de performance devido a "vaso-constrição" que ocorre é irrisória perto do nível técnico que estes já atingiram. Mas para meros mortais, estudantes de piano ou que apenas "brincam" com o instrumento, qualquer 5-10% de redução pode ser notado, talvez não pela platéia, mas sim pelo próprio interprete.


Estudos técnicos

Devido a esta perda de desempenho, estou pensando em focar os meses de frio mais em estudo técnico. Ou seja, escalas e exercícios, que visam basicamente fortalecer musculatura e desenvolver a independência dos dedos. Neste caso, o estudo de novas obras deverá ficar em segundo ou mesmo terceiro plano, mantendo apenas o repertório já estudado, melhorando as interpretações destas obras.

Basicamente, neste inverno o estudo deve seguir a seguinte ordem (por importância)

  1. Estudo técnico
  2. Manutenção de repertório
  3. Músicas Novas

As gravações também deverão ser suspensas, ou no mínimo sofrer uma redução radical. Retornando apenas após o inverno, ou no período de férias de inverno, quando devo ter mais tempo e possivelmente o "intensivo" de estudos técnicos tenham tido maior efeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário