Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

quarta-feira, 17 de julho de 2013

432Hz ou 440Hz?

A afinação dos instrumentos é feita, atualmente, com base no LA a 440Hz. Mas nem sempre foi assim, a afinação foi subindo, pouco a pouco, até chegar aos 440Hz atual.

Acredita-se que na época dos grandes compositores, os instrumentos eram afinados em 432Hz. O exato motivo desta mudança segue obscura.


Alguns motivos para a tal mudança

Um dos motivos apontados diz respeito unicamente ao brilho das musicas e facilidade de gravação. Tendo em vista que os antigos gravadores e equipamentos de som tinham menor sensibilidade para altas frequências, este incremento de frequência nas músicas facilitava as gravações, uma vez que compensava a falta de sensibilidade dos equipamentos. Também era visível para a plateia que as músicas tornaram-se mais "brilhantes" do que antes.

Um segundo motivo, aponta para a Segunda Guerra Mundial. A proposta de subir a afinação para 440Hz foi dada pelo ministro de propaganda nazista, pouco antes de estourar a Guerra. Sabemos que Hitler utilizou muitas obras eruditas como fundo de seus discursos, desta forma, uma afinação mais alta teria efeitos psicológicos diferentes nas pessoas, gerando euforia.

Exemplo de gravação em 432Hz

Abaixo, segue uma gravação do Noturno em C#m Opus Posth de Chopin, efetuada em 432Hz. Provavelmente era assim que Chopin o escutava quando era executado, e era assim que ele foi concebido e soava em sua época.



2 comentários:

  1. Sim acredito na base em que foi mudado pelo fato de, causar euforia no exercito! segundo a musicoterapia a frequência 432 pode ate causar cura em alguns casos de doenças! por ser uma Frequência natural uma frequência emitida pelos cantos dos passaros pelo som das folhas das arvores mexendo. Frequêcia 432Hz é a melhor e mais suave!

    ResponderExcluir
  2. Sim acredito na base em que foi mudado pelo fato de, causar euforia no exercito! segundo a musicoterapia a frequência 432 pode ate causar cura em alguns casos de doenças! por ser uma Frequência natural uma frequência emitida pelos cantos dos passaros pelo som das folhas das arvores mexendo. Frequêcia 432Hz é a melhor e mais suave!

    ResponderExcluir