Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Andamento das aulas de teclado

Quem acompanha o blog, deve ter lido que fui convidado a dar aulas de teclado este ano na comunidade São Paulo (IELB), afim de auxiliar no projeto de musicalização que a igreja vem promovendo.

A experiência em dar aulas tem sido muito interessante, e posso dizer que estou gostando. É legal ver os alunos evoluindo, e principalmente perceber a realidade de cada aluno, e perceber que cada aluno possui um perfil diferente, sendo necessário desenvolver um trabalho diferente com cada um.



Perfis dos alunos


Basicamente eu percebi três perfis diferentes.

  • Aluno iniciante
  • Aluno com conhecimento teórico, mas sem técnica
  • Aluno com técnica, mas baixo conhecimento teórico

Normalmente, os alunos iniciantes são mais fáceis de se lidar, pois você precisa desenvolver o conhecimento aos poucos, e estes não possuem vícios para serem corrigidos. Um dos alunos tem demonstrado uma evolução muito rápida, inclusive. Já, o aluno com conhecimento teórico prévio torna-se um pequeno desafio, justamente por "querer sair tocando" mas ainda não possuir conhecimento técnico para isto, e o terceiro caso, o aluno que possui baixo conhecimento teórico, mas já toca, torna-se um desafio maior, e justamente deste que rei falar um pouco.


Conhecimento teórico X prático

Para se executar satisfatoriamente uma obra, é necessário ao menos, conhecimento teórico em equilíbrio com nível técnico. Exercícios técnicos e um bom conhecimento em teoria musical, aliada a uma leitura de notas bem "regulada" com o nível técnico, são imprescindíveis para o bom desenvolvimento do estudante de música. Normalmente aqueles que estudam de forma autodidata possuem dificuldades em algum destes pontos, e nisto, eu me incluo.

Quando comecei a dar aulas e peguei alguns casos como este, logo lembrei-me de mim (redundante, sim) a alguns anos atrás. Possuía um grande nível técnico ao ponto de executar estudos de Chopin, mas meu conhecimento teórico e a leitura de notas eram pífios e não estavam em sintonia com nível técnico. Isto é um perigo, e deve ser corrigido, junto com os demais vícios. 

Como todos os meus alunos são iniciantes, isto pode ser facilmente aprimorado, e já temos tido bons resultados com os exercícios que foram passados. Num próximo post, irei relatar um pouco do método utilizado com cada perfil de aluno, e quem sabe no futuro, passo algumas dicas de como resolver alguns tipos de vícios e como aperfeiçoar pontos que estão fracos (se conseguir fazer um bom trabalho, é claro hehe).

3 comentários:

  1. Achei muito legal, mas será que com pouco mais de 50 anos é possivel iniciar no aprendizado de teclado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, eu acredito que nunca é tarde para aprender, basta ter perseverança e entender que cada pessoa e faixa de idade tem suas dificuldades.

      O principal é você querer e se sentir bem fazendo isto!

      Excluir