Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Retornando aos estudos - E agora? - Parte 2


No artigo anterior foi abordado basicamente o estudo técnico, e a forma de estudo no inicio desta caminhada. Abaixo, você pode conferir a primeira parte desta sequência:

Dando continuidade e finalizando esta pequena sequência de artigos, irei falar sobre escolha de repertório, peças simples para quem está reiniciando os estudos, revisão de repertório antigo e a alguns cuidados especiais que devemos tomar ao estudar.



Peças simples

Além do estudo técnico que deve ser gradual, é imprescindível aliar alguma música para o trabalho de interpretação. Aqui podemos citar Minuetos de Bach e Mozart, que possuem uma leitura simples e são peças curtas, porém trazem uma grande margem interpretativa.

1. Peças simples - Ana Magdalena Book (Link página no IMSLP)
    • Ana Magdalena compilou uma lista de Minuetos e peças simples que são amplamente utilizados para o ensino de música. Clicando no link acima você será levado a página especial no IMSLP contendo esta compilação. Uma dica é iniciar pelo Minueto em Sol maior (link pdf, no IMSLP), que é extremamente conhecido, podendo dar continuidade com o Minueto em Dó menor (link pdf, no IMSLP).
2. Prelúdios de Bach
    • Existem alguns prelúdios de Bach que não apresentam grande dificuldade, como o Prelúdio n°1 do Cravo bem Temperado Vol 1 (link pdf  no IMSLP).
3. Valsas de Chopin
    • Passadas estas obras, pode-se visitar algumas valsas de Chopin, como a Op 69 n2 - Valsa do Adeus.
4. Sonatinas e sonatas
    • Kulauh possui boas sonatinas, em especial a sonatina Op 55 n1 (escutar gravação no blog)  que não representa grande dificuldade técnica
    • Mozart também possui algum repertório interessante para nível intermediário. Podemos aqui falar das Sonatas em Dó maior (sonata facile) e da sonata em Sol maior.
    • Em Beethoven, pode-se escolher a Sonata Op 49 n2. Preferível tyer executado as Sonatas mencionadas anteriormente, antes de partir para Beethoven


Revisitando repertório antigo

É sempre interessante que revisite repertório antigo. Mas sempre com muito cuidado. Não tente executar de cara as últimas obras que esteve estudando/executando, pois seu nível técnico já não é o mesmo. De preferência a músicas mais simples que já estiveram em seu repertório e revisite as obras já estudadas anteriormente conforme sua evolução técnica for permitindo. Neste ponto, a ajuda de um professor é muito importante, pois ele saberá lhe orientar o que deve e o que não deve ser
revisto num determinado momento. A dica básica é: Trassar objetivos alcançáveis, e se ater a eles.

Por exemplo: Quando eu larguei os estudos do piano havia recém de concluído o estudo Op 10 n12 de Chopin, e o Transcendental n1 de Liszt, tendo iniciado o Op 10 n10 de Chopin. Estando quatro anos afastado do piano, meu nível técnico não era suficiente para executar qualquer uma destas obras, e caso insistisse nisto, poderia desenvoler alguma L.E.R. Portanto, é importante orientação, começar pelo estudo técnico, peças mais simples, e ir evoluindo no repertório.

Peças novas

É de grande importância que o seu repertório seja renovado. Não "viva de passado", insira músicas novas. Assim como é interessante e importante revisitar o repertório antigo, também é importante a adição de novas obras para que seu desenvolvimento seja mais abrangente.


Cuidados especiais

Os cuidados são sempre os mesmos, e vão desde a postura e ergonomia, ao estudo técnico adequado ao seu nível junto com um repertório flexível que se encaixe com a sua realidade. Para conseguir isto, o ideal é a ajuda de um professor, pois normalmente aquele que retorna a estudar por conta acaba "atropelando etapas", e isto pode ser prejudicial inclusive a sua saúde.

No mais, estas são as dicas. A música é para ser algo prazeroso, tanto para quem a executa, quanto para o público que a escuta. Portando, devemos estudar com calma e afinco. Um passo de cada vez, uma pedra por vez, é assim que se constrói um castelo!

Um comentário:

  1. Escutei suas gravações depois de um bom tempo e vejo que você evoluiu no piano, isto é ótimo.

    ResponderExcluir