Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






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sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Gravações caseiras: Ganho, clip, ruídos e dicas

Como vimos no post anterior, devemos possuir um mínimo de equipamentos para efetuar uma gravação, por mais simples que ela seja.

Porém, apenas termos o equipamento a disposição não irá garantir sucesso. A regulagem deles e o entendimento de como tudo funciona é tão importante quanto ter estes equipamentos a disposição.

Estou muito longe de ser um especialista na área, mas posso passar-lhes algumas dicas de como obter um bom som, e reduzir ruídos. São dicas de quem já passou bastante trabalho tentando fazer gravações das mais diverças, e portanto, já possui alguns macetes para facilitar a vida.


Elimine conexões, plugues e adaptadores


Primeiro, tenha em mente que um adaptador adiciona resistência ao circuíto. Esta resistência é devido a superfície de contato, entre os terminas do adaptador com os plugues. Esta superfície possui rugosidade (por mais que não vejamos, está lá), e esta superfície gera uma resistência de contato, que por sua vez, acaba gerando ruído.

Nós não gostamos de ruídos em gravações, certo? Portanto, devemos eliminar o máximo de plugues e adaptadores possíveis. Caso não consiga fazer isto, opte por plugues de qualidade, com os terminais banhados a ouro. Eles não são muito mais caros, mas reduzem significativamente esta resistência, pois o átomo que compõe o ouro é menor que dos demais elementos (por isto, processadores utilizam ligações de ouro), além de ser um ótimo condutor elétrico. (abaixo, o plugue da esquerda é o mais indicado)




Aterramento

Outro vilão na questão "ruído", é a falta de aterramento nas redes elétricas. Existem ruídos provenientes da própria rede elétrica, ou mesmo surtos de tensão e etc, portanto, se for possível aterrar o equipamento, melhor. Também utilize um filtro de linha na entrada dos equipamentos (com varistor e capacitor para filtragem) afim atenuar ruídos de alta frequência, eles tendem a ser bem chatos em gravações multipista.

O uso de mesa de som com entradas balanceadas ajuda muito neste caso, mas ela deve estar aterrada para que isso faça diferença. Basicamente, o cabo de áudio balanceado possui uma malha extra, que cria uma blindagem no cabo. Esta malha é aterrada à carcaça da mesa de som, que para ter um bom desempenho, também deve ser aterrada.


Regulagens

Regule e equalize o som de cada instrumento separadamente. Os instrumentos de captação passiva, podem ser ligados diretamente a mesa de som (exceto o contra-baixo elétrico), eliminando assim cabos, adaptadores ou qualquer coisa que possa gerar ruído.

Para regular o som, é interessante que você utilize um BOM fone de ouvido ligado à mesa de som. Todas as mesas possuem uma saída chama "monitor", justamente para este fim.


Captar ou ligar direto na mesa?

Algumas pessoas preferem captar o som dos instrumentos com microfones ao invés de liga-los a mesa de som, para tentar obter um som mais real.

Particularmente, eu acho isso dispensável em alguns casos, principalmente quando trabalhamos em gravações caseiras, com equipamentos amadores e muitas vezes de qualidade duvidosa.

Quem garante que o microfone utilizado para captar a guitarra não irá modificar o som capturado? A maioria dos microfones que temos a disposição foram projetados para capturar a voz humana, e não o som da guitarra, portanto, muitas frequências podem ser perdidas nisto. Em contra partida, ao ligar a guitarra diretamente na mesa, perdemos muitas características, como o efeito de profundidade do som gerado pelo ambiente, a equalização da caixa/amplificador utilizado na guitarra, e a própria acústica da caixa de som. Desta forma, deve-se analisar muito bem antes de sair gravando.

Uma dica que dou é a seguinte: Faça um teste

Faça uma gravação sem pretensões do mesmo trecho de música, ligando direto a mesa e captando a guitarra com seu melhor microfone. É claro, faça todas as regulagens e equalizações antes, em cada um dos modos, e mostre ao guitarrista para ver qual som agrada mais. Tente reduzir o mais o ruído de fundo, ou chiado. Quando utilizamos microfone, a tarefa de reduzir este ruído de fundo é bem mais complicada, e ele acumula-se ao "empilhar" faixas, logo, se puder eliminar microfones é melhor (a não ser que você tenha microfones profissionais, que possuem uma relação de ruído muito baixa).


Clip

O que é clip?


Não me refiro aqui, a "clipe", de música, e muito menos a "clips" de papel. Veja que algumas mesas de som possuem escrito "clip", no topo dos leds indicadores junto ao volume de cada canal.

O "clip", ocorre quando você chega no limite do canal. O áudio entrante, está ultrapassando o limite de volume que o canal suporta.

Todo o  hardware de som possui um limite de amplificação de sinal, bem como, um limite de potência entrante. Quando falamos em amplificação de sinal, falamos em ganho.

Nas mesas de som (na maioria das mais baratas), o ganho é fixo, portanto, temos apenas um ajuste de volume que irá dosar o som  entrante no canal. Antigamente isto era feito com potenciômetros que infringiam uma resistência ao circuíto, reduzindo assim a tensão que passa para a entrada do canal. Isto gerava ruído com o tempo. A maioria das mesas baratas ainda utiliza este esquema, mas já é comum a utilização de um transístor para fazer isto, que libera mais, ou menos tensão, da mesma forma que um transístor atuando como amplificador, mas com neste caso, o ganho variando de 0 a  1x, ou seja, sem ganho real.

Pois bem, o que então é o bendito do cliptransistor de amplificação da mesa suporta, distorcendo o som.

Uma mesa de som é composta por vários pequenos amplificadores. Existe um pequeno amplificador na entrada do canal (que não possui ganho real, como falado anteriormente), posteriormente temos um equalizador de três bandas (normalmente), um segundo amplificador que é utilizado caso você ligue na entrada MIC e não LINE, e um terceiro amplificador, que é saída da mesa.

Ou seja, você pode ter até três amplificadores operando em série. Caso um deles esteja passando um sinal alto demais, o outro vai "reclamar" e poderá distorcer o sinal por estar ultrapassando o seu limite de amplificação.


O que é distorção?

Não precisamos entrar muito em detalhes. Apenas olhe o gráfico abaixo:



Digamos que o limite de ganho deste hipotético transístor seja de 5x. Ficando dentro deste limite, a senoide amplificada ficará perfeita (azul). Porém, ultrapassando-o, ela começa a distorcer (vermelha).

Trocando em miúdos, quando você ultrapassa o limite de sinal que o amplificador aguenta (limite de ganho), a onda que compõe o sinal de áudio distorce. Quanto mais mais você ultrapassa, mais este sinal distorce, até que ele começa a saturar.

Neste ponto,  o som vai parecer "esquisito", e as regulagens não funcionarão corretamente, chegando ao ponto de gerar ruído excessivo no canal e podendo até mesmo queimar o equipamento. Portanto, fiquem de olho na hora de regular. Caso a luz vermelha do VU Meter acender, tem que baixar o volume.


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