Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Gravações caseiras - Equipamentos

Primeiramente, antes de falarmos sobre os softwares de gravação, precisamos falar, obviamente, de equipamentos.

Sem um mínimo de equipamentos não é possível efetuar uma gravação de qualidade. É claro que a aparelhagem necessária irá variar conforme o tipo de gravação que você irá fazer. Normalmente, gravar uma banda acaba exigindo um equipamento de melhor qualidade, e um conhecimento maior para a regulagem a ajuste do mesmo, enquanto efetuar a gravação de apenas um instrumento que já é digital, normalmente é simples e exige pouco investimento.


Tipo de gravação

Primeiro, defina o que você irá gravar, para adquirir os equipamentos necessários. Se for gravar um Teclado/Piano Digital, apenas um cabo RCA/PD2 de qualidade resolverá o seu problema, agora se for gravar uma banda, precisará de uma mesa de som, cabos balanceados e bons microfones.


Placa de som

Uma placa de som é o básico. E ela deve ser boa, para que o ruído seja baixo. Atualmente as placas de som OnBoard dos computadores já possuem uma relação ruído baixa o suficiente para gravações caseiras sem muitas pretensões, porém, se você quiser maior qualidade, sugiro comprar uma placa da Creative, no mínimo uma Sound Blaster Live, ou Audigy/X-Fi. Estas placas são encontradas no mercado por preços que variam de 60 a 250 reais, e podem ser interessantes inclusive na hora de fazer o tratamento do som.

Cabos

Cabo balanceado
Tão importante quanto a placa de som, são os cabos utilizados. Prefira cabos balanceados (com aterramento), e com ponteiras banhadas em ouro, pois normalmente possuem uma relação ruído/impedância menor, proporcionando um som mais limpo e lhe dando menas dores de cabeça.

FUJA de adaptadores. Quanto menos adaptadores você tiver entre o instrumento e a captura, melhor. Adaptadores somam ruído ao conjunto, e reduzem a qualidade de som. Você pode não perceber, mas o ruído está lá, e caso você grave várias faixas (uma sobre a outra), este ruído irá acumular-se e lhe trará uma bela dor de cabeça.


Mesa de som

Sem exageros. Se você for gravar uma banda, lembre-se que o ideal é efetuar uma gravação multipista, onde você terá cada instrumento sendo capturado separadamente. Neste caso, uma mesa de som com 4 à 6 canais já está de bom tamanho. O que irá comandar aqui, é a qualidade da mesma, e não a quantidade de canais.

Neste caso, sugiro a Behringer abaixo (Xenyx 1202). É uma mesa de som que situa-se na faixa dos 250 - 350 reais, porém possui uma relação de ruído muito baixo, e é excelente para trabalhos caseiros. Se você puder optar por gastar um pouco mais, compre uma mesa de som digital, mas não de importância a mesas com efeito, pois os efeitos você poderá faze-los na mixagem (e inclusive, é preferível isto).

Behringer Xenyx 1202
Ainda sobre esta Behringer. Ela possui 4 canais balanceados, com equalizador de 3 bandas (grave, médio e agudo) e mais 2 canais sem equalizador, ideais para utilizar em instrumentos que já saem equalizados (como teclados, piano digital e mesmo guitarras com pedaleira e captação ativa).
Desta forma, em alguns casos você possuirá, na realidade, 6 canais "utilizáveis". Com os 4 canais disponíveis é possível capturar de forma mais "rudimentar" uma bateria, inclusive. Colocando um microfone para os pratos (aéreo, pode-se utilizar um microfone para coral), um para o bumbo, outro para os tons, e outro no surdo, totalizando assim as 4 entradas disponíveis.


Microfones

Utilize microfones de qualidade. Os Shure apresentam um bom custo x benefício. A algum tempo, também tenho visto bons microfones da LeSom, mas ainda tenho um certo receio a esta marca.

Cada microfone, para um tipo de gravação. Existem microfones para uso na bateria, vocal, coral e etc. Se você tiver dinheiro para isto, compre um kit, caso contrário, tenha pelo menos dois microfones para coral baratos em casa (na faixa dos 120 reais), e 2 bons microfones para voz. Isto já deve ajudar bastante, inclusive para gravações amadoras de uma banda de rock.




Nenhum comentário:

Postar um comentário