Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






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segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A Música ajuda a "moldar" as pessoas? - Parte2

Dando continuidade ao "artigo" e as divagações referente ao estudo da música e  sua contribuição na formação do indivíduo, iremos falar um pouco sobre cada campo que a música acaba por desenvolver em um estudante sério.

Relembrando alguns pontos chave da primeira parte do artigo, podemos citar alguns trechos dos dois últimos parágrafos:

Nossas crianças e adolescentes não estão sendo acostumados a realizar tarefas necessárias, e que não gostam. Não estão sendo ensinados a ter disciplina para estas atividades...  

 ...podemos dizer que um estudante de música passa por diversas situações que exigem e forçam o desenvolvimento de algumas qualidades específicas...    ...não existe músico bem sucedido ou orquestra de renome sem estudo, comprometimento e muita força de vontade...

Portanto, o estudante de música precisará a cada dia se renovar, e será instigado a vencer e transpor seus próprios limites afim de continuar evoluindo. Isto tira o indivíduo da zona de conforto e o coloca em intensa atividade intelectual, fazendo-o aprender mais acerca de seu instrumento de estudo e dando-lhe parâmetros para autocrítica.

Assim, podemos dizer que o censo crítico, é o que impulsiona o estudante de música?

Autocrítica. Não adianta apenas
olhar-se ao espelho mas não
ter parâmetros para autoanalise
Talvez o censo crítico seja o começo da evolução de um estudante de música. Ele não diz respeito apenas a criticar o trabalho dos outros, mas principalmente a capacidade de autocritica, que faz com que o estudante analise o trabalho que vem desenvolvendo e consiga localizar erros, falhas e problemas que devem ser corrigidos. Isto somente é obtido com maturidade musical, e maturidade musical está diretamente ligada ao estudo do instrumento e da forma, ou seja, somente adquire-se autocritica mediante muito estudo e empenho, que transformar-se-a em maturidade musical.

Extrapolando isto para a vida e as atividades em geral, podemos perceber que estudantes de música acabam sendo mais centrados e possuem uma capacidade de autocrítica mais aguçada. São pessoas que normalmente empenham-se com maior afinco naquilo que estão fazendo e sempre tendem a querer melhorar mais e mais o seu trabalho, pois nunca é o suficiente. Este senso está incrustado em todos os grandes músicos, que a cada dia tentam se superar e vencer seus próprios limites, afim de melhorar o seu trabalho.


Força de vontade, o senso de dever e a paciência, estão intimamente ligados!

Ao estudar qualquer instrumento de forma séria o aluno aprende que deve ter força de vontade. No piano, o estudante acha que não existe coisa mais chata do que estudar escalas, até que lhe é apresentado o Hanon. Depois de passar isto, enfrenta Bach com suas invenções a duas vozes e sinfonias a três vozes. Um estudante de violino em alguns casos demora anos para conseguir extrair um som belo e controlado de seu instrumento, sem falar na dificuldade de se tocar "afinadamente" em um instrumento não temperado. O aluno de violão, que logo no começo de seus estudos defronta-se com as pestanas, e por aí vai. Cada instrumento tem suas dificuldades e seus momentos "chatos", assim como tudo na vida, e isto não está ligado apenas ao começo dos estudos. Todo instrumentista precisará se renovar e será desafiado com novas dificuldades, e para transpô-las, apenas com dedicação, paciência e muita força de vontade.


Muitos alunos desistem nestas etapas iniciais, a maioria não por falta de talento, mas sim por falta de força de vontade e paciência. Desta forma podemos chegar a uma conclusão simples: O estudo da música desenvolve o ser humano, e ensina-lhe disciplina, paciência, autocrítica e a ter força de vontade. Pois se um destes itens faltar ao estudante de música, este deixará de evoluir, ou simplesmente abandonará seu instrumento.


Einstein era músico em seu
tempo vago, assim como
muitos outros grandes
personagens históricos
Em um mundo onde tudo é transitório, e as pessoas preocupam-se apenas com o agora e com sua diversão, o estudante de música tem algo a mais para oferecer. No mercado de trabalho já existem empresas que priorizam candidatos que possuem algum instrumento musical em seu currículo pois é um indicador de persistência, organização, e paciência.

A música ajuda a desenvolver indivíduos que não desistem frente as dificuldades. Uma música complexa nova sendo inserida no repertório, é apenas mais uma oportunidade para aprender e desenvolver suas habilidades. O objetivo final é executar a obra, para isto, deve-se passar pelas etapas mais chatas, desde a leitura da obra até o desenvolvimento técnico necessário para sua correta execução, e posterior análise para desenvolvimento de uma interpretação condizente. Não obstante a isto, vemos muitas pessoas que desistem de seus instrumentos, assim como muitas pessoas desistem de cursos complexos como medicina e engenharia, que necessitam de um empenho extra para o domínio de matérias mais complexas, muitas vezes não por falta de capacidade, mas sim por falta de força de vontade e empenho.

Portanto, se quiserem dar um presente aos seus filhos, os instiguem a estudar um instrumento, e estejam acompanhando a sua evolução para ajuda-los a ter força nos momentos mais chatos e a não desistir, pois os benefícios para a vida posterior, são maiores do que apenas aprender a tocar algumas notas.




A Música ajuda a "moldar" pessoas? - Parte 1

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