Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Andamento dos estudos

Já fazem quase dois meses que foquei meus estudos na leitura de notas, utilizando para isto o livro de invenções a duas vozes e sinfonias a três vozes de Bach, fazendo leitura a primeira vista a cada dia da semana, de uma obra diferente. Infelizmente não consegui manter constância nos estudos, por duas semanas fiquei sem carro, precisando sair bem mais cedo de casa para ir ao trabalho, acabando com o horário que utilizava para este fim. Mas passado este problema retornei aos estudos.

Analisando o andamento

Foram 2 semanas de estudo, sem falhar um dia sequer. Após este período a leitura estava mais fácil e fluída. Ainda não era possível ler as obras em seu andamento, mas notei que o ato de ler e estudar novas obras tornou-se mais fácil e rápido.

Infelizmente, tive problemas com o motor do carro e o mesmo ficou indo e vindo da mecânica por quase duas semanas, o que acabou com meu tempo disponível. Também vieram as semanas de provas e trabalhos na faculdade, o que dificultou mais ainda as coisas. Porém, ao menos 3 vezes na semana algum exercício conseguia fazer.


Resultados

No dia 6 de outubro participei de um encontro de músicos promovido pelo seminário Concórdia de São Leopoldo. Neste encontro participei na oficina de órgão e tive a oportunidade de pegar alguns prelúdios de hinos tradicionais Luteranos para estudar. Nisto percebi que a leitura já estava melhor e um pouco mais fluída. Ainda não está nem perto do que deveria, mas pelo menos consegui concluir duas obras em menos de 1,5 horas, durante a tarde. Uma delas inclusive foi apresentada ao final do encontro, num momento onde os músicos poderiam apresentar o que desenvolveram nas oficinas.

Como falei, minha leitura ainda não é suficiente para pegar uma obra desconhecida e sair executando. Da forma como está, ainda não poderia atuar como correpetidor, uma vez que muitas vezes se faz necessária a execução de obras desconhecidas, a primeira vista.

Dilema - Leitura e técnica

Agora estou com um novo problema. Devido ao pouco tempo tenho perdido agilidade, e isto implica em redução de qualidade em obras mais complexas. Portanto, precisarei redefinir a linha de estudo, e talvez trabalhar obras mais complexas, focando a leitura e o estudo técnico ao mesmo tempo.

O grande problema é que não poderei me ater apenas a leitura a "primeira vista", uma vez que este tipo de treino gera vícios de execução nas obras estudadas. logo, precisarei me focar no estudo compasso a compasso, deixando a melhora da leitura a primeira vista em terceiro plano. Porém, no fim das contas a leitura deve melhorar gradualmente, conforme avanço nas peças.

Portanto, irei reestruturar a forma de estudo, afim de ir adiante no repertório e não perder agilidade. Já dei início neste novo método nesta semana, e vejamos se terá efeito. Aos finais de semana, pretendo pegar algumas variações de Mozart para leitura descompromissada, e assim treinar a leitura a primeira vista, pelo menos uma vez na semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário