Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Bach e o legado Luterano!

Hoje, dia 31 de Outubro, comemora-se a reforma protestante, considerada um marco na história ocidental, figurando entre um dos acontecimentos que dá fim a idade média, colocando-nos nos trilhos da modernidade.

A reforma protestante teve grande influência na sociedade moderna, uma vez que a sociedade era dominada pela Igreja Católica. Lutero, indignado com a cobrança de indulgências e com o monopólio das escrituras, fixa suas 95 teses na porta da igreja de Wittenberg. Este acontecimento resultou na sua excomunhão e no abrir de olhos de muitos outros mestres e da própria população.

A partir destes acontecimentos, a igreja passa a perder poder político, e o desenvolvimento volta ao seu rumo, culminando na primeira revolução industrial.



Bach e Lutero


Grande parte da obra de Bach é dedicada a igreja. Inclusive alguns o chamam de o "quinto evangelista", apesar de sabermos que evangelista verdadeiro é somente aquele que conviveu com Jesus, Bach leva este "título" por ter escrito obras para todo o ano da igreja.

Basicamente todo o novo testamento está escrito em forma de música sacra nas obras de Bach, transformado em notas, para atingir mentes e corações. Podemos também perceber em toda sua obra a forte influência doutrinária Luterana, onde trechos de suas obras são utilizados na igreja até os dias de hoje.



Abaixo, um ótimo documentário da BBC sobre Bach e sua forte ligação com a igreja Luterana. Convém assistir com tempo e confortavelmente, possui 1 hora de duração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário