Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Formação de acordes - Parte 5 - Acordes Aumentados

Concluindo a sequência de artigos sobre formação de acordes, temos a formação de acordes aumentados.

Antes de prosseguirmos, leia os artigos anteriores, pois serão necessários alguns conhecimento prévio para o pleno entendimento.


Acordes aumentados

O acorde aumentado é nada mais que um acorde com um tom a mais, por assim dizer. Sabemos que o acorde maior possui em sua configuração uma uma terça maior seguida de uma terça menor, e o acorde menor, uma terça menor seguida de uma terça maior.

O acorde aumentado, nada mais é que um acorde formado por duas terças maiores.

Por exemplo

Se formos montar um acorde de dó aumentado, pegaremos o dó (tônica, nota que define o nome da escala/acorde), o mi  (fechando uma terça maior acima do dó) e o sol sustenido (fechando uma terça maior acima do mi).

 Na imagem acima, podemos ver o acorde de dó aumentado plotado na pauta, e sinalizado no teclado. Conforme aprendemos na primeira parte do artigo, entre cada tecla (tecla preta também conta) temos meio tom (0.5t, 1/2t ou semitom). Sendo assim, entre o dó e o mi temos 2 tons, e entre e o mi  e o sol sustenido, temos 2 tons novamente.

Mais um exemplo:

Para formar o acorde de mi aumentado, pegamos o mi (tônica), o sol  sustenido (mediante) e o si sustenido (dó).

OBS: Uma vez que estamos falando em acorde aumentado, o correto é "falar" em "si sustenido", uma vez que é acrescentado meio tom ao si, soando um dó. Ambas as formas de grafia são corretas, porém, à depender da tonalidade da música, utiliza-se uma ou outra para reduzir erros de interpretação ou execução.

 Observe que entre o mi e o sol sustenido , temos 2 tons, e entre o sol sustenido  e o si sustenido (dó) 2 tons novamente, formando assim uma terça maior seguida por mais uma terça maior, que caracteriza um acorde aumentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário