Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Uma breve análise do Sforzando

O Sforzando é um software gratuito desenvolvido pela Plogue. A exemplo do Kontakt, que possui uma versão gratuita apenas para avaliação, o Sforzanfo nasceu para ser uma alternativa gratuita para execução de amostras.


Devido a isto, é um software que possui uma boa gama de bibliotecas e sets de amostras na internet, onde, talvez apenas o Kontakt consiga supera-lo na quantidade de amostras gratuitas disponíveis.


Problemas com o software

O software funciona adequadamente no quesito execução das amostras e execução dinâmica. A quantidade de recursos consumido apresenta-se dentro do esperado. O grande problema reside na latência de execução.

O Sforzando, em meu computador, teve dificuldades em executar amostras de piano em tempo real em conjunto com um driver MIDI. Meu computador, nem de longe pode ser considerado modesto, equipado com um Core i7 3630QM, situando-se entre os modelos topo de linha em 2014, possui performance para cálculo de sobra até mesmo para aplicações complexas hoje em dia. Memoria RAM não chega a ser um problema, uma vez que o software consome menos que um brownser moderno.

O grande problema está ligado justamente a latência de execução. Ao pressionar uma tecla, o som somente soa meio segundo após (ou um pouco menos), o suficiente para ser impraticável para uso com instrumento musical. A qualidade da execução em si é razoável, tendo algumas vezes errado a execução dinâmica, mas nada problemático.

Conclusão

Devido aos problemas apontados acima, acabei não testando exaustivamente o software. Me ative a testar um set de piano Stenway modelo D disponibilizado na internet por uma universidade dos EUA, e um set disponível nativamente pelo próprio software. O problema justamente foi este, o próprio set de amostras nativos apresentava o mesmo desempenho ruim que o set de piano.

Desta forma, acredito que este software não seja ideal para execução em real-time, mas pode ser um forte aliado para compositores que utilizem software de composição aliados à MIDI, uma vez que pode-se utilizar sets de instrumentos bem realistas, o que facilita muito o trabalho de composição.

Como alternativa para Sampler de Piano, infelizmente, ele não atende. E isto se dá principalmente devido a latência encontrada entre o pressionar da tecla do piano e a execução da amostra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário