Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

sexta-feira, 29 de julho de 2011

A importância da escrita musical - parte 2

A notação musical tem como principio propiciar a transmissão das obras da forma mais pura e precisa possível. Quando um compositor produz e compõe uma música, é natural que ele queira que esta seja reproduzida da forma mais fiel possível, que cada nota esteja em seu lugar, e que as indicações de dinâmica sejam seguidas a rigor, mantendo a obra dentro do seu caráter original e de sua forma.

Portanto, a escrita musical foi desenvolvida e aprimorada para este fim, dar ferramentas aos compositores para que suas ideias possam ser transmitidas da forma mais precisa possível. Sendo assim, qualquer músico poderá, mesmo após centenas de anos, executar a obra com precisão, tendo ao menos alguma certeza de que a música estaria sendo executado da mesma forma que o compositor a idealizou.

Para ilustrar a importância da escrita musical, podemos pegar como exemplo a brincadeira do "telefone sem fio". Se você possui 30 pessoas envolvidas na brincadeira, e fala uma simples frase para a primeira, possivelmente quando chegar na última, observará uma diferença relativamente grande da frase dita inicialmente. Porém, a não ser que algum dos integrantes queira "sacanear" durante a brincadeira, possivelmente a ideia central da frase irá chegar do outro lado.

Com a música, não é diferente. A oralidade quando é feita de forma séria tende a sintetizar os fatos, para facilitar a memorização, e manter o fator central intocado e mais claro. Neste caso, falando em músicas percebemos que com o tempo obras que eram complexas, tornam-se apenas um motivo melódico (tema) nas mentes das pessoas.

Podemos pegar como exemplo moderno, a Sinfonia n° 9 de Beethoven


Abaixo, temos apenas o tema do quarto (4°) movimento da Sinfonia n° 9 e Beethoven, também conhecido como movimento coral, ou Ode to Joy (ode a alegria).

Tema da Nona Sinfonia


E na imagem a seguir, temos uma página deste mesmo quarto movimento, o mais próximo do original possível, utilizado por orquestras para reproduzir a obra completa L. V. Beethoven:



Podemos dizer que 95% da população mundial, tem em suas mentes apenas o tema desta grandiosa obra, tendo sintetizado a música ao máximo. Podemos perceber que as pessoas acabam por eliminar/esquecer os violinos, violas, chelos, baixos, trompas, tímpano, oboé, clarinete, coral, soprano, barítono e etc.

Ou seja, a escrita musical, é tão importante para a música, como a escrita "alfabética" é para o nosso dia a dia, e para a produção intelecto-cultural da humanidade.


Produção musical POP: Um problema para o futuro?

Com o surgimento da cultura POP, e a ascensão de estilos musicais como o JAZ e o Blues, tivemos uma grande revolução musical surgindo ao redor do mundo. A musica não precisava mais ser fruto da erudição. Ela poderia surgir do povo, e para o povo. Assim, surgem as músicas improvisadas e formas mais simples de composição e notação musical.

Com o tempo a musica atingiu a forma que temos hoje, e que predomina frente ao conhecimento popular. Letras escritas e cifradas onde estas cifras lembram a harmonia e evolução harmônica da música, servindo como base para o motivo melódico que passa a ser cantado.

Estas notações não são novas, mas passaram a ser amplamente utilizadas em nossa era. Criando toda uma classe de novos compositores e músicos, e tornando as obras mais próximas da poesia do que da própria música. Hoje, é normal você encontrar compositores que desconhecem os conceitos de "harmonia", e mesmo de escala e dinâmica, coisas básicas para qualquer músico e compositor. E neste ponto, temos um grande problema.

Como já mensionado no artigo anterior, nossa memória tende a simplificar as coisas, portanto o correto uso da notação musical e o aprendizado da escrita são fundamentais para que as obras sejam perpetuadas.

Muitos dos Salmos escritos na Bíblia eram cantados. Nos não temos ideia hoje de como eram estas melodias, simplesmente devido a falta de notação musical que possa ser compreendida por nós hoje, e que dê o sentido melódico as obras.

Eliminando qualquer problema relacionado ao idioma (Hebraico e Aramaico, no exemplo), se estas obras possuíssem notação musical moderna, poderíamos canta-las tal qual era feito em sua época.

Neste ponto, chego a seguinte conclusão: Corremos um grande risco de termos uma enorme quantidade de obras desconhecidas no futuro, simplesmente pelo fato de que seus compositores não se utilizam das formas de notação musical disponíveis.

O ensino musical deveria fazer parte do currículo escolar. Ao menos aprender a ler e escrever notas. Se nós aprendemos física, química, Matemática, Artes e tantas outras matérias, algumas vezes aprendendo apenas  o básico para que possamos ser direcionados para uma profissão no futuro, me pergunto o por que de não aprendermos música nas escolas.

Ao menos, todos saberiam como escrever uma melodia, proporcionando assim o conhecimento necessário para que compositores amadores pudessem escrever as melodias de suas músicas, registrando-as assim para a posteridade.


A importância da escrita musical - Parte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário