Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Dica: Ornamentos musicais

Quem nunca viu o símbolo de trinado (tr) em uma partitura? Pois bem, o trinado é um dos muitos ornamentos que podemos encontrar em uma pauta. Existem basicamente 9 tipos de ornamentos (ao que eu saiba) e estes podem subdividir em várias variantes/variações. A maioria destes ornamentos foram criados no período barroco e amplamente explorados por Bach. É comum vermos as obras de Bach recheadas de ornamentos, algo que acaba por embeleza-las.

A ornamentação fazia muito sentido no séculos 14 até 16 devido ao amplo uso do Cravo. Este instrumento por sua vez, não segurava umaa nota por tanto tempo quanto o pianoforte, deixando assim lacunas entre uma nota e outra ou o termino de um tema e o início de um desenvolvimento/cadência. Desta forma os ornamentos tornaram-se amplamente utilizados neste período.

O correto estudo dos ornamentos irá auxiliar na interpretação de obras do período barroco (principalmente) e algumas obras modernas que voltaram a utiliza-los. É comum vermos a aplicação de ornamentos no Jazz, por exemplo, que é um estilo de música um tanto livre e baseada no improviso, portanto, se você deseja estudar Jazz, é bom dedicar algum tempo ao estudo de todos os ornamentos e suas variantes, pois eles prometem embelezar seus improvisos.

Quem prefere mais a execução de obras do período Classico e Romântico, não verá muitos ornamentos. Nestes períodos os comnpositores passam a ter maior domínio sobre a forma de composição, no sentido de transmição da forma como a obra deve ser executada. Conforme os anos avançam podemos notar que as partituras tornam-se mais exatas. Por exemplo, podemos comparar abaixo uma partitura de Bach, com uma de Chopin.







Observe que a ornamentação é amplamente utilizada na primeira partitura (Bach), porém, as notações de dinâmica e a ornamentação por extenso escrita no topo não é natural deste período, isto foi adicionado pelo editor. Infelizmente hoje em dia é difícil encontrar uma partitura que traga apenas os ornamentos, uma vez que normalmente Bach não escrevia os ornamentos na partitura, ficando a critério do interprete utiliza-los ou não, assim, as partituras que trazem esta informação normalmente são dedicadas a pianistas que ainda não possuem muito conhecimento acerca da forma de interpretação deste período.
Já a segunda partitura (Chopin) está mais carregada de informações, tendo desde dinâmica à notação de uso do pedal, porem, nenhuma informação referente a ornamentos pode-se perceber na mesma. A maioria das músicas de período romântico que utilizam ornamentação possuem-nas escritas por extenso (algo comum também nas obras da segunda metade do período clássico).

OBS: Os compositores dos períodos seguintes não deixaram de usar ornamentos, você também irá encontrar partituras de Chopin, Liszt e Brahms cheias de ornamentos, porém, é menos comum do que nas partituras barrocas.


Para fechar o post, segue um vídeo enviado pela minha orientadora com dicas de ornamentações.









Nenhum comentário:

Postar um comentário