Gravações - Repertório

As obras abaixo estão prontas e disponíveis para apresentações, concertos e recitais.


Nem todas as gravações foram atualizadas, portanto, algumas obras já possuem uma interpretação mais apurada.






Maiores informações, no Link Repertório e Downloads/Gravações

terça-feira, 5 de julho de 2011

Leitura de notas - A Batalha: Parte 3

Bom, desta vez não venho dar dicas, mas apenas compartilhar minha experiência nesta batalha.

Ler notas, ou ler uma partitura para piano a primeira vista é algo complexo, ainda mais se você deseja, além de tocar as notas, interpreta-las. São muitos detalhes para prestar atenção, que variam desde o andamento, ao dedilhado, dinâmica e a própria nota.

A leitura de notas é algo que só pode ser melhorada, lendo. Não existe receita milagrosa. Por enquanto não conseguimos "fazer upload" das informações para nosso cérebro (e espero que nunca consigamos, pois perderia a graça), portanto, a única forma de aprender, é com o bom e velho "serviço braçal". Estudando, treinando, lendo. Com o tempo, nosso cérebro vai automatizando a tarefa, e criando novas conexões, que irão facilitar a identificação das figuras. Ou seja, você "cria um banco de dados" com "imagens" que auxiliarão na identificação das notas. Conforme você vai avançando, este "banco de dados" vai sendo enriquecido, e algumas coisas tornam-se naturais, como por exemplo, o dedilhado e a interpretação.

O que tenho feito? A cada dia que pego o piano pra estudar, seleciono uma ou duas músicas simples para ler a primeira vista. Meus favoritos para isto são Bach e Mozart, o primeiro por ser mais contraponteado, uma das minhas principais dificuldades, e o segundo por ser confortável de se tocar e ler a primeira vista. Sugiro que façam isso, todos os dias. Dedicar pelo menos 5 a 10 minutos para ler algo a primeira vista, desconhecido, e que seja simples, irá melhorar sua leitura. Não adianta pegar músicas complicadas, que você precisará parar para identificar as notas, isso não ajuda, o ideal é pegar algo que você consiga ler, e a partir deste ponto aumentando gradativamente a dificuldade.

Em poucos meses, você já irá sentir a diferença, pode acreditar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário